Por

Francisco Paiva Jr.

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Facebook de Francisco Paiva Jr.Linkedin de Francisco Paiva Jr.Twitter de Francisco Paiva Jr.Instagram de Francisco Paiva Jr.Canal no Youtube de Francisco Paiva Jr.

‘Coisas Esquisitas’: HQ do André da Turma da Mônica mostra entendimento literal

20 de agosto de 2021HQ André - Turma da Mônica - Coisas Esquisitas - Canal Autismo / Revista Autismo + Instituto Mauricio de Sousa

Tempo de Leitura: < 1 minutoNa edição número 13 da Revista Autismo, André, o personagem autista da Turma da Mônica, na história em quadrinhos (HQ) “Coisas Esquisitas”, mostra o quão estranhas podem ser — principalmente para autistas que tenham um entendimento mais concreto do significado das palavras — algumas expressões que usamos no dia a dia, muitas vezes, sem pensar no que significam ao pé-da-letra, literalmente. Essa característica é muito comum em diversas pessoas com autismo em todo o espectro, inclusive várias delas têm dificuldade para entender outras figuras de linguagem, como ironia e sarcasmo, além de piadas de duplo sentido, por exemplo.

Foram tantas expressões “esquisitas”, que o André “bugou” e desistiu de ir com a Milena conhecer a mãe dela (hahaha). Sempre de uma maneira muito leve e bem humorada, o Instituto Mauricio de Sousa traz mais uma história em que muitos autistas vão se identificar e se sentirem representados!

Academia do Autismo

HQ André - Turma da Mônica - Coisas Esquisitas - Canal Autismo / Revista Autismo + Instituto Mauricio de Sousa

História em quadrinhos publicada na Revista Autismo nº 13, de jun/jul/ago.2021

Compartilhe

Comentários

Parceria Dentro da História e Revista Autismo

Dentro da História faz parceria com Revista Autismo

/
Por Redação da Revista Autismo
Incentivar o protagonismo e o desenvolvimento infantil: esse mesmo propósito uniu a Dentro da História e a Revista Autismo, que se juntaram para levar livros personalizados para crianças no espectro do autismo e incentivar a conscientização sobre o tema.
André e a Turma da Mônica em: Sincericídio — Revista Autismo

André e a Turma da Mônica em: Sincericídio

/
Por Francisco Paiva Jr.
O André, o personagem autista da Turma da Mônica, aparece nesta edição da #RevistaAutismo na mais inclusiva de todas histórias. Com seu "sincericídio", ele deixa a Mônica muito brava. E como criança tem que ser criança — independente de ter autismo ou não —, ela sai correndo atrás do #André, furiosa, girando seu famoso coelhinho. Claro que ela não vai bater no André, mas é importante o autismo aparecer nas histórias de forma natural, como acontece no dia a dia com meu filho, por exemplo. Não apenas nas importantes cartilhas educativas ou informativos sobre o transtorno. O autismo é só mais uma das características do André e do meu filho. Eles não são o autismo!
Revista Autismo destaca o trabalho de inclusão de Mauricio de Sousa

Revista Autismo destaca o trabalho de inclusão de Mauricio de Sousa

/
Por Redação da Revista Autismo
A edição de setembro da Revista Autismo, publicação gratuita, impressa e digital, especializada no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), destaca a inclusão e o acolhimento da Turma da Mônica, não só dentro das histórias, mas também dentro dos Estúdios da Mauricio de Sousa Produções (MSP).