10 de outubro de 2026

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Representantes de cerca de 140 unidades de ensino da rede municipal de Manaus participaram, nesta quarta-feira (7), de um ciclo de palestras sobre os desafios enfrentados por estudantes autistas no ambiente escolar. O encontro ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e reuniu profissionais de escolas que atendem alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, vinculadas ao Programa Municipal Saúde do Escolar e ao Programa Saúde na Escola.

Segundo nota da prefeitura de Manaus, a programação abordou aspectos da percepção sensorial, do processamento de estímulos e da interação de estudantes autistas com o ambiente, com o objetivo de orientar profissionais da educação sobre estratégias de atendimento e acolhimento nas escolas. Uma das palestras foi conduzida pela doutora em Educação Jaci Alice Grande, sobre questões sensoriais no ambiente escolar. Ela apresentou orientações sobre a organização das salas de aula, considerando fatores como iluminação e materiais táteis, que podem afetar a regulação sensorial, a aprendizagem e a socialização. As estratégias discutidas foram relacionadas à Base Nacional Comum Curricular e ao Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Publicidade
Genioo
COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina e a maior do mundo em língua portuguesa.

Incêndio na UFPE: pesquisas sobre autismo foram perdidas

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine aqui a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)