Tempo de Leitura: 2 minutos
A Specialisterne Brasil comemorou, em 30.out.2025, seus 10 anos de atuação no país com um evento realizado no auditório do Itaú, em São Paulo (SP). A celebração reuniu profissionais, autistas e representantes de empresas parceiras para debater os avanços e desafios da inclusão de pessoas autistas no mercado de trabalho.
Condução e participação
O encontro foi conduzido por Marcelo Vitoriano, CEO da Specialisterne Brasil, e Rute Rodrigues, diretora de operações. O evento contou ainda com a presença de Ramon Bernat, presidente global da Specialisterne, que destacou o impacto social da instituição e a importância de fortalecer o ecossistema de inclusão no país. “Temos orgulho de sermos uma das primeiras organização a tratar do tema da inclusão de pessoas autistas no mercado de trabalho. Hoje podemos ver o quanto a sociedade já avançou e quanto precisamos avançar ainda mais para que todas as pessoas tenham oportunidades”, afirmou Vitoriano, a frente da empresa desde o início, há 10 anos.
A programação incluiu duas mesas de debate. A primeira reuniu autistas participantes dos programas da organização: Pedro Minamoto, Pedro Lisboa, Laura Vizioli e Verônica Marinho, com mediação da psicóloga e coordenadora de projetos da Specialisterne, Aline Souza. Eles compartilharam experiências pessoais e reflexões sobre os desafios e conquistas na vida profissional.
Empresas e boas práticas
A segunda mesa teve participação de representantes de empresas parceiras: Eliane Demitri (SAP), Adriano Bandini e Juliana Hidalgo (Itaú), Bárbara Coelho (Scania) e Carise Gomes (Leroy Merlin). O grupo discutiu práticas de inclusão, resultados obtidos e perspectivas para ampliar a contratação de profissionais autistas no ambiente corporativo.
Dez anos de impacto
“Esses dez anos mostram que inclusão é possível quando as empresas enxergam o talento antes do diagnóstico. Nosso propósito é continuar abrindo caminhos para que pessoas autistas possam exercer plenamente suas habilidades”, afirmou Marcelo Vitoriano, que é psicólogo e também colunista da Revista Autismo.
Durante o evento, também foram relembrados marcos da trajetória da Specialisterne no Brasil e o papel da instituição na promoção da diversidade e da inclusão no mercado de trabalho. Ao longo dessa década, a organização esteve envolvida em mais de mil inclusões de pessoas autistas no mercado de trabalho, consolidando-se como uma referência em empregabilidade neurodiversa no país.
Para mais informações sobre a atuação da Specialisterne Brasil, acesse br.specialisterne.com.
Francisco Paiva Jr.




