3 de outubro de 2025

Tempo de Leitura: < 1 minuto

O podcast Introvertendo, feito por autistas adultos e voltado a discutir vivências no espectro, publicou na sexta-feira (3) o episódio 276, intitulado Desregulação Emocional, Sensorial e Crises. A conversa contou com a participação de Gustavo Borges, Izabella Pavetits, Marx Osório e Maysa Antunes, todos diagnosticados com autismo, e que relataram experiências relacionadas ao tema.

Izabella, por exemplo, falou sobre temperatura alta. “Eu fico muito desregulada quando está muito quente, porque eu transpiro muito e essa questão tátil pega pra mim. É quando eu tenho mais crises explosivas, de gritar e surtar. Já quando os gatilhos são emocionais, ligados ao excesso de demandas, geralmente entro em shutdown, não consigo falar com ninguém e fico dias tentando me recuperar”, afirmou.

Publicidade
Genioo

Marx, o apresentador do episódio, explicou como funcionam as chamadas crises tardias, no seu caso. “Eu já tive crises que me deixaram cinco dias sem motivação, esgotado, sem saber o porquê. Depois percebi que eram sobrecargas sociais ou emocionais. Aprender a identificar os primeiros sinais me ajudou a reduzir os danos e a buscar isolamento quando necessário”, contou.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo, além de uma versão em vídeo no YouTube do NAIA Autismo. O Introvertendo também oferece transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina e a maior do mundo em língua portuguesa.

Livro “Autismo – 10 Gestos de Amor” propõe diálogo e inclusão no convívio familiar e social

BH sedia o 1º Congresso Mineiro “TEA na Atualidade” em 3 dias consecutivos: 15, 16 e 17.nov.2025

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine aqui a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)