Por

Francisco Paiva Jr.

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Facebook de Francisco Paiva Jr.Linkedin de Francisco Paiva Jr.Twitter de Francisco Paiva Jr.Instagram de Francisco Paiva Jr.Canal no Youtube de Francisco Paiva Jr.

Editorial – Revista Autismo edição nº 12

1 de março de 2021

Tempo de Leitura: 2 minutosImersos numa pandemia, chegamos novamente às celebrações pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril). Infelizmente, a esperança de que não haveria mais pandemia este ano esvaiu-se em cada boletim diário de mortes no país. Mas continuamos firmes por aqui, repetindo o tema do ano passado — “Respeito para todo o espectro” — para frisar nossa campanha nacional de conscientização, que virou 2020/2021, assim como o congresso online da Revista Autismo, 100% gratuito, que pode ser assistido no site RevistaAutismo.com.br, no dia 2 de abril. Ainda que todos estejam cansados e os últimos meses não tenham sido fáceis, principalmente no Brasil, não podemos esmorecer e vamos avante levando a mensagem de que é preciso falar sobre autismo!

Nesta edição destaco a excelente reportagem das jornalistas Selma Sueli Silva e Sophia Mendonça (mãe e filha, ambas autistas) sobre o mercado de trabalho para as pessoas com autismo, que deu origem, inclusive, ao documentário em vídeo “AutWork”. Vale assistir no canal do Youtube delas, o “Mundo Autista”, e no conteúdo extra dessa reportagem online, no site da revista — aliás, tem também uma versão estendida do texto para quem quiser mergulhar fundo nesse tema.

Academia do Autismo

O André, personagem autista da Turma da Mônica, vem com mais uma história em quadrinhos exclusiva mostrando uma característica muito peculiar de algumas pessoas com autismo, a hipersensibilidade olfativa, ou seja, ter um olfato mais aguçado que a média das pessoas. Novamente, a generosidade de Mauricio de Sousa traz uma história que inclui o autismo com suas características de forma leve e natural — e sempre com muito bom humor, claro!

Outra excelente contribuição é da mãe ativista Carol Aguiar, que escreveu um artigo sobre síndrome de Angelman, condição de saúde que está dentro do espectro do autismo. Ela é presidente da Associação Angelman Brasil e membro do Conselho Científico da ISAAC-Brasil (Capítulo Brasileiro da International Society for Augmentative and Alternative Communication).

E, claro, nossos colunistas trazem (como sempre), temas interessantes e atuais do ecossistema do autismo. Em resumo, esta edição está (com toda suspeição óbvia que recai sobre mim ao dizer isso) 100% imperdível!

Compartilhe

Comentários

Pré-venda do livro Autismo no Feminino é anunciada — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / O Mundo Autista

Pré-venda do livro Autismo no Feminino é anunciada

/
Por Redação do Canal Autismo
O livro Autismo no Feminino - A voz da mulher autista, organizado…
Prefeitura de SP lança projeto para TEA e Down em total desacordo com os estudos anteriores — Canal Autismo / Revista AutismoRodrigo Tetsuo Argenton / Creative Commons

Prefeitura de SP lança projeto para TEA e Down em total desacordo com os estudos anteriores

/
Por Paula Ayub
Sobre o Complexo de Referência da Pessoa com Transtorno do Espectro…