1 de dezembro de 2019

Tempo de Leitura: 2 minutos

Duas reportagens nesta edição vêm trazer luz a dois lados importantes do espectro do autismo para pessoas adultas. A primeira é sobre as moradias para autistas, pensando principalmente nas pessoas que não têm autonomia e necessitam de apoio para a maioria das atividades de vida diária, e também no suporte à vida independente. Será um total de três reportagens, feitas pela arquiteta Márcia Francisca Lombo Machado, ativista pela causa e mãe de um jovem adulto com autismo. O texto que inaugura a série traz uma entrevista com defensores públicos de São Paulo com ampla experiência no tema, e contém versão estendida em três vídeos.

Visando o extremo oposto do espectro, a outra reportagem é sobre os autistas nas universidades brasileiras, do jornalista Tiago Abreu — autista e podcaster do Introvertendo. Ele mostra uma parte da realidade dos universitários que têm autismo e os números oficiais do governo. E não se limita apenas ao texto escrito aqui, também tem versão estendida em áudio.

Publicidade
ExpoTEA

Mais um assunto interessante desta edição é o colar de girassóis. Você provavelmente deve ter “trombado” com uma postagem viralizada nas redes sociais referindo-se ao tal colar, para sinalizar pessoas com deficiências invisíveis — como o autismo — nos aeroportos da Europa. Para a Revista Autismo, não bastava reproduzir ou noticiar. Fomos atrás da mãe inglesa que compartilhou a foto original na web para contar sua experiência num texto exclusivo para nós. Imensamente solícita, ela fez um ótimo artigo que vale a leitura.

Por último, destaco o artigo de Fátima de Kwant — jornalista e mãe de um rapaz autista, radicada na Holanda —, sobre a jovem ambientalista (e autista) Greta Thumberg, uma das indicadas ao prêmio Nobel da Paz neste ano, com uma análise bastante interessante.

Veja — aqui na página ao lado — que a revista está recheada de bons assuntos e autores. Boa leitura!

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Revista Autismo número 7 — índice

André e a Turma da Mônica em: Dinobrincadeiras

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)