Por

Redação do Canal Autismo

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Facebook de Redação do Canal AutismoLinkedin de Redação do Canal AutismoInstagram de Redação do Canal AutismoCanal no Youtube de Redação do Canal Autismo

Youtuber diagnosticado com autismo afirma: ‘Sou autista mesmo e com orgulho’

19 de abril de 2022Youtuber diagnosticado com autismo afirma: ‘Sou autista mesmo e com orgulho’ — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / G1Imagem: Arquivo pessoal/Reprodução

Tempo de Leitura: < 1 minutoRodrigo Diesel é youtuber e, em seu canal chamado Rodiesel, aborda temas como ufologia e espiritualidade. Aos 30 anos, o jovem, que também é professor, foi diagnosticado com autismo. Em entrevista ao G1, ele falou sobre a descoberta e o fato de ter sido chamado de “autista” de forma negativa a vida toda. “Sempre me chamaram de autista de maneira pejorativa quando eu criança. E hoje eu sou adulto e falo ‘Sou autista mesmo e com orgulho’. É quem eu sou. Faz parte da minha vida”, disse.

Apesar de características desde a infância, Rodrigo passou a vida toda sem o diagnóstico, o que fez com que ele enfrentasse situações de bullying e exclusão social. “Eu acredito que se eu tivesse tido o diagnóstico cedo, o tato para trabalhar com os parentes, professores, seria muito melhor. Por ter sido um bom aluno, a minha parte de interação social foi meio negligenciada, porque normalmente a gente costuma se preocupar com a criança que não vai bem no quesito de notas”, destacou.

Academia do Autismo

Ele abordou o diagnóstico de autismo em vídeo no seu canal do YouTube. Assista:

Compartilhe

Comentários

Quantos autistas há nas universidades brasileiras? — Revista Autismo

Quantos autistas há nas universidades brasileiras?

/
Por Tiago Abreu
Os dados mais recentes do Censo da Educação Superior, promovido anualmente desde 1995 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), afirma que existem 1.532 autistas no ensino superior brasileiro. Apesar do número oficial, não existe uma forma exclusiva para que as instituições alcancem estes dados e, com isso, cada universidade utiliza seus próprios meios.
Revista Autismo nº 7

Revista Autismo número 7 — índice

Por Redação da Revista Autismo
Índice de conteúdo da Revista Autismo edição número 7 de dezembro/2019, janeiro e fevereiro/2020.