25 de agosto de 2023

Tempo de Leitura: 2 minutos

Graduada em Letras – Português pela Universidade Federal do Amapá (Unifap), Viviani Guimarães teve contato com o autismo a partir do filho, até que passou a também contribuir com o ativismo, seja em movimentos sociais, quanto como escritora. Atualmente, é vice-presidente do Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB). Além disso, também é autora de livros sobre o autismo, e participou da construção de várias legislações sobre o autismo em Brasília.

Durante a entrevista, Viviani relembrou sobre bastidores em relação a inclusão do autismo no Censo. “Foram inúmeras [audiências públicas] tanto na Câmara quanto no Senado. A gente verificava, por exemplo, não só a Presidência da República, mas a gente verificou os ministérios colocando empecilhos. O IBGE também criou muita, muita confusão para conseguir colocar”, argumentou.

Publicidade
Genioo

Ela também afirma que pessoas de vários estados do Brasil se fizeram presentes em Brasília para pressionar as autoridades. “Nós tivemos muitas pessoas realmente de Goiás, é mais perto daqui, então é mais fácil. Nós tivemos pessoas do Tocantins também, vieram dois ônibus do Tocantins para nos ajudar. Vieram pessoas de São Paulo, que estavam junto com a gente e eu acho que do Rio de Janeiro, além de pessoas daqui de Brasília”, relembrou.

Outro tema explorado pela entrevistada foi a posição do MOAB em relação ao decreto da política de educação especial de 2020, suspensa pelo STF. Questionada se o debate ganhou um sentido político partidário por conta do ex-presidente Jair Bolsonaro, Guimarães afirma que as discussões sobre educação especial existem há décadas. “É uma briga bem mais antiga, né. Desde 2008 nós temos essa discussão, quando as escolas especializadas foram fechadas na maioria dos estados do nosso país. Eu acredito que isso realmente tenha ressurgido nesse contexto pode ter realmente atrapalhado bastante. Então o fato desse decreto ter caído logo quando o novo governo assumiu, eu acho que foi importante pra que a gente voltasse a ter uma discussão ouvindo todos os lados”, acrescentou.

O Espectros é o podcast de entrevistas da Revista Autismo / Canal Autismo (acesse http://canalautismo.com.br/espectros). Mensalmente, o jornalista Tiago Abreu recebe as pessoas que constroem a comunidade do autismo no Brasil para saber mais sobre estes indivíduos além da história, seja familiar, profissional ou pessoal com o diagnóstico.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Veja aborda diagnóstico tardio de pais autistas

Selma Sueli Silva e Sophia Mendonça lançam livro de terror psicológico

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)