24 de março de 2023

Tempo de Leitura: 2 minutos

Dia 2.abr.2023, a Organização das Nações Unidas (ONU) realizará um evento virtual em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Com o tema “Transformação: rumo a um mundo neuroinclusivo para todos”, haverá participação de pessoas autistas de todo o mundo abordando a importância da aceitação, apoio e inclusão de pessoas autistas, bem como a defesa de seus direitos. Transmitido nos canais da ONU no YouTube, Twitter e na UN WebTV, o objetivo é transformar a narrativa em torno da neurodiversidade e superar barreiras para melhorar a vida das pessoas autistas.

A mudança na narrativa em torno da neurodiversidade é um grande avanço para todos os autistas, seus aliados, a comunidade mais ampla da neurodiversidade e o mundo em geral. Isso permite que as pessoas autistas reivindiquem sua dignidade e auto-estima e se integrem plenamente como membros valiosos de suas famílias e sociedades. No entanto, as pessoas autistas ainda enfrentam discriminação e outros desafios, e devemos reconhecer que são especialmente vulneráveis ​​às grandes reviravoltas nas rotinas e vidas diárias que testemunhamos ao nosso redor, como pandemias, guerras e desastres naturais. 

Publicidade
Tismoo.me

Colaboração com autistas

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo de 2023 é organizado em estreita colaboração com pessoas autistas e contará com discussões sobre como a transformação na narrativa em torno da neurodiversidade pode continuar a ser promovida para superar barreiras e melhorar a vida das pessoas autistas. O evento também abordará as contribuições que os autistas fazem – e podem fazer – para a sociedade e para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O evento é organizado pelo Departamento de Comunicações Globais e Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas, em colaboração com o Instituto de Neurodiversidade (ION), uma organização estabelecida e dirigida por pessoas neurodivergentes para pessoas neurodivergentes e aliados.

Além disso, profissionais médicos, pesquisadores e acadêmicos de muitos países estão incorporando o “paradigma da neurodiversidade”, cunhado pela socióloga Judy Singer no final dos anos 1990, em seus trabalhos.

Para se cadastrar e participar do evento, basta preencher o formulário que está neste link.

A notícia foi publicada originalmente no site da ONU (em inglês). Para mais detalhes ou informações, acesse: https://www.un.org/en/observances/autism-day/

 

CONTEÚDO EXTRA

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Prevalência de autismo: 1 em 36 é o novo número do CDC nos EUA

Instituto Olga reúne pessoas com deficiência em espetáculo de dança

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)