25 de dezembro de 2023

Tempo de Leitura: 2 minutos

Graduado em Controle Ambiental pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Psicologia pela Universidade do Quebec em Montreal, Thiago Lopes foi um dos fundadores do Instituto Farol e do Instituto Edward Tolman, é palestrante, e possui um dos mais populares canais sobre autismo no YouTube. Em entrevista dada ao podcast Espectros lançada nesta segunda-feira (25), defendeu a regulamentação da profissão de assistente terapêutico no Brasil para reduzir desigualdades.

Eu gostaria de fazer um pedido a comunidades, profissionais, para que nós lutássemos agora e focássemos nossas energias para as famílias que não têm acesso, para as comunidades mais carentes, para os alunos de escola pública, para a regulamentação da profissão de assistente terapêutico no Brasil. Porque em todos os centros que hoje tem qualidade de tratamento no mundo e acessibilidade, nós temos assistentes terapêuticos trabalhando junto com os profissionais, porque só assim a gente reduz o custo e garante que mais pessoas vão ter acesso ao tratamento“, destacou.

Publicidade
ExpoTEA

Durante a entrevista, Thiago falou sobre sua infância e juventude, sua trajetória na formação ambiental e migração para a psicologia, o início do seu canal do YouTube e projetos atuais. Além disso, Lopes também afirmou que um de seus planos é pensar mais no seu próprio autocuidado.

“Meu objetivo tem sido agora diminuir um pouco o ritmo de trabalho e conseguir dedicar um pouco mais de tempo a mim. Eu dedico muito tempo a minha família, mas eu gostaria de ter tempo para mim também. Eu acho que muitos profissionais da área da saúde, dessa área do autismo, vão se identificar com o que eu tô falando. Nós temos muitas vezes esse desejo de ajudar, desejo de mudar as coisas, esse desejo de ajudar as famílias, a gente tem apego aos casos, apego a essa intenção de ajudar, mas em relação ao autocuidado eu fui muito negligente até agora“, contou.

O Espectros é o podcast de entrevistas da Revista Autismo / Canal Autismo (acesse http://canalautismo.com.br/espectros). Mensalmente, o jornalista Tiago Abreu recebe as pessoas que constroem a comunidade do autismo no Brasil para saber mais sobre estes indivíduos além da história, seja familiar, profissional ou pessoal com o diagnóstico.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Aparecida de Goiânia terá unidade de saúde focada em autismo

Autista nível 3 ganha medalha de bronze em levantamento de peso

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)