Por

Redação do Canal Autismo

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Facebook de Redação do Canal AutismoLinkedin de Redação do Canal AutismoInstagram de Redação do Canal AutismoCanal no Youtube de Redação do Canal Autismo

Semelhanças e diferenças entre autismo e TDAH é tema de podcast

22 de abril de 2022Semelhanças e diferenças entre autismo e TDAH é tema de podcast — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / Introvertendo

Tempo de Leitura: < 1 minutoO podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com diálogos sobre o autismo, lançou nesta sexta-feira (22) o seu 209º episódio, chamado “TDAH e Autismo”. Com apresentação de Luca Nolasco e participação de Suzana Cardoso (diagnosticada com autismo e TDAH) e Thata Finotto (diagnosticada com TDAH e apresentadora do Tribo TDAH), o episódio aborda semelhanças e diferenças do autismo e TDAH.

Além de ambos serem transtornos do neurodesenvolvimento, é comum que alguns autistas também tenham diagnóstico de TDAH, que é o caso de Suzana. No episódio, ela abordou que por muito tempo recusou a ideia de ser autista. “Eu tive diversos diagnósticos errados. Devido a esses diagnósticos errados, eu já não estava acreditando muito”, disse ela, que só passou a acreditar quando viu a melhora de qualidade de vida de seu pai, que provavelmente era autista.

Academia do Autismo

Thata Finotto, que aborda o TDAH em seu podcast, defendeu a importância do diagnóstico precoce tanto para o autismo, quanto para o TDAH. “Eu acho que todo diagnóstico é uma ferramenta. Não ter essa ferramenta faz com que você se arrisque muito mais, entre em situações às vezes que você poderia ter evitado se você talvez se conhecesse melhor, se você tivesse uma autoestima melhor, porque a falta de diagnóstico faz com que a gente tenha uma autoestima baixíssima”, destacou.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

Compartilhe

Comentários

Nas bancas, personagem autista André é capa da revista da Turma da Mônica de julho

/
Por Redação da Revista Autismo
O personagem André, criado pelo desenhista Mauricio de Sousa em 2003, especialmente para falar sobre autismo, é capa e o tema da principal história em quadrinhos da revista Turma da Mônica nº 51, de julho de 2019 — "Tem lugar pra todo mundo nessa turma" (Editora Panini, 68 páginas, R$ 6,00).

Podcast Introvertendo traz conversa de autistas sobre hiperfoco

/
Por Redação da Revista Autismo
O podcast Introvertendo lançou, nesta sexta-feira (14), um episódio cujo título é Conhecimento Inútil. Gravado pelos podcasters Luca Nolasco e Tiago Abreu, ambos autistas, o conteúdo envolve a questão do hiperfoco como algo que permite construir um conhecimento sobre temas os quais podem ser vistos como úteis ou inúteis.

Podcast Introvertendo discute diagnóstico de autismo em adultos

/
Por Redação da Revista Autismo
O podcast Introvertendo lançou, nesta sexta-feira (7), o episódio…