27 de março de 2019

Tempo de Leitura: 2 minutos
António Guterres, secretário-geral da ONU (foto: The British Foreign and Commonwealth Office)

Anualmente, a ONU publica uma mensagem do secretário-geral para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Como neste ano (2019) o tema é  “Tecnologias assistivas, participação ativa” — tratando do uso de ferramentas tecnológicas para auxiliar no dia a dia, além de proporcionar voz aos autistas (veja o texto da Revista Autismo sobre o tema) —, o secretário-geral, o português António Guterres, frisou a importância das tecnologias e, principalmente, no intuito de usá-las para a inclusão, citando também a Agenda 2030 da ONU.

Guterres, que foi primeiro-ministro de Portugal de 1995 a 2002, citou ainda o documento “Estratégia para Novas Tecnologias” (veja o PDF aqui), lançado por ele em 2018, a fim de alinhar a inovações tecnológicas com os valores humanitários da ONU.

Publicidade
Congresso Extraordinário

Abaixo, segue uma tradução livre da mensagem, cujo texto original (em inglês) pode ser visto no site da ONU em: https://www.un.org/en/events/autismday/sgmessage.shtml.

Mensagem do secretário-geral

“No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, nos manifestamos contra a discriminação, celebramos a diversidade de nossa comunidade global e fortalecemos nosso compromisso com a plena inclusão e participação de pessoas com autismo. Apoiá-los para atingir seu pleno potencial é uma parte vital de nossos esforços para manter a promessa central da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: não deixar ninguém para trás.


O debate deste ano ressalta a importância de tecnologias assistenciais acessíveis para apoiar pessoas com autismo a viver vidas independentes e, de fato, exercer seus direitos humanos básicos. No mundo todo, ainda existem grandes barreiras ao acesso a essas tecnologias, incluindo altos custos, indisponibilidade e falta de consciência de seu potencial.

No ano passado, lancei o [documento] “Estratégia para Novas Tecnologias” para garantir que as tecnologias novas e emergentes estejam alinhadas com os valores consagrados na Declaração das Nações Unidas, no direito internacional e nas convenções de direitos humanos, incluindo a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, reafirmamos nosso compromisso com esses valores — que incluem igualdade, equidade e inclusão — e promovemos a plena participação de todas as pessoas com autismo, assegurando que tenham as ferramentas necessárias para exercer seus direitos e liberdades fundamentais.”

(António Guterres)

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Minhas percepções sobre a trajetória do autismo no Brasil

Autismo x genética

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)