1 de novembro de 2023

Tempo de Leitura: 2 minutos

Nesta segunda-feira (30), o São Paulo Futebol Clube entrou para a lista de times que têm uma sala especial para autistas no seu estádio. Assim como Corinthians (com uma sala para 160 pessoas na Neo Química Arena), Coritiba (no Couto Pereira), Goiás (Hailé Pinheiro) e Londrina (Estádio do Café), agora o estádio do Morumbi também tem sua “TEA + Tricolor“.

Os torcedores autistas que forem ao Morumbi ficarão acomodados em cadeiras próximas à Sala TEA + Tricolor. Eles terão à disposição fones de ouvidos com abafadores de ruído, além de especialistas preparados para dar suporte em caso de desregulação sensorial.

Publicidade
ExpoTEA

A sala foi desenvolvida em parceria com as empresas Spider e Centro Lumi, especializadas em projetos envolvendo pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA).

Nos dias em que o Morumbi não receber jogos, o espaço será utilizado para tratamentos oferecidos pelo Centro Lumi, nos quais associados do São Paulo terão desconto.

Lei no Rio

Além das iniciativas dos times, uma lei municipal foi sancionada no Rio de Janeiro, em julho deste ano — conhecida como Lei Arthur Colecto —, que tem como objetivo a construção de espaços adaptados para autistas nos estádios de futebol do Rio, com 180 dias para os clubes promoverem tais adequações.

Outras iniciativas que precisam ser destacadas no mundo do futebol é a criação de torcidas de autistas nos clubes, iniciada pelos “Autistas Alvinegros” e seguida por diversas outras torcidas país afora, dando um exemplo de inclusão e união pela causa — leia nossa reportagem “Corinthians tem primeira torcida de autistas do Brasil: os ‘Autistas Alvinegros’“.

Montagem - torcidas de autistas  - Canal Autismo / Revista Autismo

Montagem com os símbolos de diversas torcidas de autistas.

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Coordenadora de plano de saúde é presa suspeita de deixar de prestar assistência a autistas

Congresso Internacional de Autismo será em SP, de 16 a 18 de novembro

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)