4 de maio de 2023

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Criada em 2022, Mundo Oby é uma plataforma digital criada por psicólogos e entusiastas de jogos com o objetivo de oferecer uma comunidade segura e supervisionada para jovens autistas e neurodivergentes desenvolverem suas habilidades sociais por meio de jogos. A plataforma conta com diversas frentes, incluindo um fórum para compartilhamento de ideias e apoio, canais de voz e texto para comunicação durante atividades, e servidores exclusivos de jogos online para socialização e atividades educacionais.

O público da comunidade é dividido em quatro grupos etários diferentes: crianças de 6 a 8 anos, jovens de 9 a 14 anos, adolescentes de 15 a 18 anos e adultos com mais de 18 anos.

Publicidade
ExpoTEA

Segundo informações dos criadores, a principal ênfase do Mundo Oby é no desenvolvimento de habilidades sociais por meio de canais de comunicação online e jogos populares como Minecraft, Scrap Mechanic, Main Assembly, Ark, entre outros. Todos os servidores de jogos são acessados exclusivamente pelos membros do Mundo Oby e são supervisionados por uma equipe de colaboradores e bots.

A plataforma também possui um sistema de segurança inteligente, formado por inteligência artificial e equipes treinadas, para garantir a segurança dos membros. Além disso, a equipe do Mundo Oby está sempre disponível para ajudar a comunidade a iniciar e manter conversas, expressar sentimentos, criar amizades e fortalecer a socialização.

Ricardo Roque e João Vitor Guedes contam que a ideia de criar um serviço gratuito de supervisão surgiu a partir da preocupação de ambos com a solidão de pessoas autistas e com ambientes tóxicos em comunidades de jogos. Eles contam que, atualmente, a equipe reúne dois psicólogos, dois educadores, um administrador, um profissional do setor financeiro, dois programadores, uma fisioterapeuta e três monitores. Dos 12 membros da equipe, 3 são autistas, 5 são TDAH e 4 neurotípicos.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Cães de assistência: você sabe o que é?

Mayra Gaiato lança o livro Cérebro Singular

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)