12 de julho de 2023

Tempo de Leitura: < 1 minuto

O podcast O Assunto, um dos mais conhecidos programas de notícias em áudio do Brasil, trouxe o autismo como tema do seu 1001º episódio, lançado nesta quarta-feira (12). Natuza Nery entrevistou Fúlvio Pacheco, quadrinista e autor de livros sobre o autismo, e Joana Portolese, neuropsicóloga e coordenadora do programa de diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Hospital das Clínicas, na Universidade de São Paulo (USP).

Fúlvio Pacheco compartilhou sua experiência pessoal após o diagnóstico de seu filho, ressaltando que tanto ele quanto outros membros de sua família também são diagnosticados. Durante a entrevista, ele relatou situações de discriminação enfrentadas por seu filho e defendeu a implementação de cotas para inclusão no mercado de trabalho, a fim de proporcionar mais oportunidades para pessoas autistas.

Publicidade
Congresso Extraordinário

Por sua vez, Joana Portolese trouxe uma visão especializada sobre o autismo, descrevendo as características do espectro autista e destacando as diferenças entre os três níveis da condição. Ela mencionou que o aumento no número de diagnósticos pode ser atribuído à qualificação dos profissionais, às pesquisas desenvolvidas na área e ao maior acesso dos pais a informações sobre o autismo.

Ouça o episódio:

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

O bullying no meio autista

Adaptação curricular: direito ou privilégio?

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)