16 de abril de 2025

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Um grupo de pessoas autistas de Tubarão, em Santa Catarina, lançou recentemente o podcast Quase Não Autista, com foco em temas relacionados ao autismo na fase adulta. O projeto é conduzido por Marcele Bressane, psicóloga com experiência em atendimentos a adolescentes e adultos autistas, e pelos participantes Gabriel Dziekanski, Willian de Andrade e Júlia Bueno, todos diagnosticados com autismo nível 1.

A proposta surgiu a partir da percepção de que adultos autistas, especialmente aqueles diagnosticados tardiamente, enfrentam dificuldades para encontrar conteúdo voltado às suas vivências. “O que eu sentia dentro do meu consultório era que as pessoas iam para o consultório e se sentiam muito sozinhas, porque como viveram as suas vidas sozinhas, após o diagnóstico também continuavam se sentindo sozinhas”, disse Marcele.

Publicidade
Genioo

Já Gabriel, por sua vez, conta que apresentou a ideia a sua psicóloga com o objetivo de trazer mais visibilidade para autistas adultos e que teve outras referências para a criação do projeto. “O [podcast] Introvertendo é uma grande referência para nós, porque conseguiu trazer uma diversidade de temas e com pessoas tão diferentes e tão bacanas dentro do projeto”, afirma.

Os episódios do Quase Não Autista são lançados às sextas-feiras nas plataformas digitais. A equipe também mantém uma página no Instagram, com menções aos episódios e outros comentários de ouvintes.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina e a maior do mundo em língua portuguesa.

CDC Reports Autism Prevalence Now 1 in 31: Brazil Could Have 6.9 Million Autistic Individuals

Escritor relata experiências com o autismo em livro

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)