Avatar

Por

Redação do Canal Autismo

"Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina."

Facebook AutorLinkedin AutorInstagram AutorYoutube Autor

‘Os autistas precisam de direção’, diz fundadora do Coletivo Autista da USP

8 de junho de 2021Imagem: Divulgação/Reprodução

Tempo de Leitura: < 1 minutoGiulia Jardim Martinovic, uma das fundadoras do Coletivo Autista da USP, projeto que visa amparar autistas da Universidade de São Paulo (USP) ativo desde 12 de maio deste ano, conversou com a equipe do Canal Autismo sobre a iniciativa. Segundo ela, a intenção é promover ajuda estudantil com monitoria, cursos e apoio psicológico a estudantes autistas, sobretudo aqueles recém chegados a instituição.

“Os autistas precisam de direção, sabe? E a USP é um lugar que você tem que montar sua grade, você tem que trazer as coisas, não é igual a faculdade particular, [em que] tá tudo feito, tá tudo montadinho pra você, com todas as orientações. Então, o pessoal fica bem perdido”, disse ela.

A estudante ainda afirmou que há uma evasão de autistas na universidade e que ela enfrentou dificuldades. Por isso, o coletivo também oferecerá atendimento psicológico ministrado pelo psicólogo Magno Jonas Ribeiro. “É algo que muita gente sentiu falta, sabe? Um lugar que você, que você pode estar suficientemente, conhecer outros autistas, entender que você não é estranho, ter outras pessoas como você, sabe?”, destacou.

Compartilhe

Comentários

Fique por dentro das últimas notícias!
Assine a nossa News.

Cérebro neurodivergente e as atividades de vida diária

/
Selma Sueli Silva Por Selma Sueli Silva
Como vocês sabem, sou autista e mãe de uma mulher autista, de…

Ex-funcionários de orfanato denunciam abuso de autistas no País de Gales

/
Avatar Por Redação do Canal Autismo
Quatro ex-funcionários da Ty Coryton, um orfanato no País de…