Avatar

Por

Redação da Revista Autismo

Muotri envia 2ª etapa de sua pesquisa com ‘minicérebros’ humanos para o espaço

15 de dezembro de 2020

Tempo de Leitura: 2 minutos

“Laboratório” dentro da Estação Espacial Internacional é fruto de parceria com a Nasa

Com lançamento do foguete da SpaceX no último dia 6.dez.2020, o neurocientista brasileiro Alysson Muotri envia para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês para International Space Station) a segunda etapa da sua pesquisa com “minicérebros” (organoides cerebrais) em parceria com a Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos.

Doutor Muotri, que é cofundador da Tismoo, espera avançar nas descobertas já feitas na primeira etapa, quando enviou pela primeira vez na história, minicérebros para a ISS em julho de 2019. “Desta vez temos dois objetivos: o primeiro é validar os dados da missão anterior,  confidenciais. O segundo, visa entender o porquê da microgravidade ‘envelhecer’ os neurônios humanos. Estamos trabalhando com algumas condições experimentais para verificar se nossa hipótese se confirma ou não”, contou o neurocientista, que é destaque no site da Nasa.

Equipe da Space Tango fazendo os últimos ajustes no “box” que abriga os minicérebros.

Evoluções

Quanto às evoluções dos equipamentos usados para esta segunda missão, houve um enorme trabalho de retaguarda envolvendo bioengenharia e alta tecnologia.. O cubo autônomo da Space Tango, onde os minicérebros crescem, foi completamente redesenhado para ficar mais eficiente e acomodar mais organoides. Desta vez, ao invés de centenas, são milhares de minicérebros a caminho da ISS. “Agora, diferentes amostras podem ser coletadas e em diferentes períodos concomitantemente. Melhoramos também o software e teremos imagens muito melhores dos organóides que estarão na estação espacial, com fluorescência, reconstrução tridimensional no espaço… enfim, estou muito animado com tudo isso”, comemorou o biólogo brasileiro Alysson Muotri.

A missão CRS-21 zarpou no domingo, 6.dez.2020, às 11h27 EST (13h27, horário de Brasília) , direto do complexo de lançamento 39A do Centro Espacial Kennedy da Nasa, no Cabo Canaveral, Flórida (EUA). Esta é a 21ª vez que a SpaceX leva suprimentos e material de pesquisa para a Estação Espacial Internacional, em parceria com a Nasa.

Vídeo da Nasa

Veja, a seguir, Muotri explicando sua pesquisa no vídeo oficial da Nasa para esta missão espacial:

https://youtu.be/Dcy4yZb13fE

Compartilhe

Comentários

Fique por dentro das últimas notícias!
Assine a nossa News.

Tismoo.me lança sua segunda fase

/
Francisco Paiva Jr. Por Francisco Paiva Jr.
Com a nova versão do app, é possível convidar amigos para…

Grupo Ânima promove sessão comentada do filme ‘Autwork’ neste sábado (10)

/
Francisco Paiva Jr. Por Francisco Paiva Jr.
O documentário “AutWork - Autistas no Mercado de Trabalho”…
Genética da Apraxia da Fala — Canal Autismo + Revista Autismo

Genética da Apraxia da Fala

/
Paulo Liberalesso Por Paulo Liberalesso
Antes de tratarmos propriamente do tema genética da apraxia…