26 de março de 2021

Tempo de Leitura: 2 minutos

O podcast Introvertendo, produzido por autistas e com discussões sobre autismo, lançou nesta sexta-feira (26) o seu 164º episódio, chamado “Depois do Diagnóstico de Autismo”. O episódio trouxe a participação de três mulheres adultas autistas, que discutiram mudanças de vida após receberem o diagnóstico de autismo.

Thaís Mösken, engenheira civil e apresentadora do podcast, afirmou que existem diferentes sentimentos para pessoas autistas em relação ao diagnóstico. No entanto, para ela, a descoberta do autismo possibilita maior autoconhecimento. A opinião foi compartilhada pela arquiteta Carol Cardoso e pela estudante Polyana Sá, autora da página do Instagram “Hey, Autista”.

Publicidade
ExpoTEA

“Acho que mesmo a pessoa que já tendo vivido boa parte da vida dela e diz que já é velha, acho que vale a pena. Não é porque a gente já viveu tudo isso que a gente não vai viver mais. A não ser que a gente fosse morrer no dia seguinte, mas por que que a gente vai pensar só no que a gente já viveu e não pensar no que a gente ainda pode viver? E como que sua vida daqui pra frente pode ser melhor, sabe?”, refletiu Carol.

Polyana, por sua vez, relembrou o dia em que foi diagnosticada. “A sensação que eu tinha é que eu era de outro planeta e que não conseguiam me entender direito, elas não conseguiam conversar comigo e eu não conseguia conversar com elas. E eu sempre me sentia muito sozinha nesse sentido. Então, quando eu recebi o meu diagnóstico, foi um dos dias, assim, mais bonitos da minha vida, porque existiam outras pessoas como eu, e que aquilo que eu sentia, as coisas pelas quais eu passava, tinha um nome e que eu não estava sozinha”, disse.

O episódio está disponível para audição em diferentes plataformas, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

COMPARTILHAR:

Documentário ‘Stimados Autistas’ conta experiência de adultos autistas

testando123

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)