4 de setembro de 2021

Tempo de Leitura: 2 minutos

O podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com diálogos sobre o autismo, lançou nesta sexta-feira (3) o seu 185º episódio, chamado “Autismo e Movimento Antivacina”. O episódio foi conduzido pelo jornalista Tiago Abreu e o pesquisador e youtuber Willian Chimura, que receberam o biólogo, podcaster e autista Caio Ferreira, membro do podcast SciCast. Os três conversaram sobre o crescimento do movimento vacina e a falsa hipótese de que a vacina tríplice viral causava autismo a partir do estudo de Andrew Wakefield de 1998 publicado na revista The Lancet.

Mais tarde, com várias investigações científicas e jornalísticas, descobriu-se os problemas da pesquisa de Wakefield, e os conflitos de interesse do pesquisador. Mas o estrago na comunidade do autismo já estava feito, com familiares, especialmente nos Estados Unidos, processando o Estado e com receio de vacinar seus filhos.

Publicidade
ExpoTEA

Chimura, por exemplo, reforçou o gasto financeiro em pesquisas que se tem até hoje para desmentir a ideia. “O último artigo que eu estudei sobre isso em que foi investido dinheiro, financiado pesquisa pra ter certeza que não havia nenhuma relação, foi um recente de 2018. Então estamos falando de dinheiro gasto, investido até hoje”, disse ele.

Caio Ferreira, o convidado, também fez conexões com a pandemia de Covid-19. “Pra mim, que sou autista e biólogo, é uma questão que me atinge de duas maneiras, tanto pelo meu background científico, porque antivacinação é um movimento extremamente perigoso pra população em si, e ainda mais agora com a pandemia de Covid-19, e a gente vê os argumentos das pessoas antivacina e o estrago que isso pode causar”, comentou. 

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

O que é Fenótipo Ampliado do Autismo – FAA?

Série Everything’s Gonna Be Okay, produzida por autistas, é cancelada

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)