Por

Redação do Canal Autismo

"Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina."

Facebook AutorLinkedin AutorInstagram AutorYoutube Autor

Movimento antivacina e falsa alegação de que vacinas causam autismo é tema de podcast

4 de setembro de 2021Movimento antivacina e falsa alegação de que vacinas causam autismo é tema de podcast — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / IntrovertendoImagem: Vinicios Lima/Reprodução

Tempo de Leitura: 2 minutosO podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com diálogos sobre o autismo, lançou nesta sexta-feira (3) o seu 185º episódio, chamado “Autismo e Movimento Antivacina”. O episódio foi conduzido pelo jornalista Tiago Abreu e o pesquisador e youtuber Willian Chimura, que receberam o biólogo, podcaster e autista Caio Ferreira, membro do podcast SciCast. Os três conversaram sobre o crescimento do movimento vacina e a falsa hipótese de que a vacina tríplice viral causava autismo a partir do estudo de Andrew Wakefield de 1998 publicado na revista The Lancet.

Tismoo Biotech

Mais tarde, com várias investigações científicas e jornalísticas, descobriu-se os problemas da pesquisa de Wakefield, e os conflitos de interesse do pesquisador. Mas o estrago na comunidade do autismo já estava feito, com familiares, especialmente nos Estados Unidos, processando o Estado e com receio de vacinar seus filhos.

Chimura, por exemplo, reforçou o gasto financeiro em pesquisas que se tem até hoje para desmentir a ideia. “O último artigo que eu estudei sobre isso em que foi investido dinheiro, financiado pesquisa pra ter certeza que não havia nenhuma relação, foi um recente de 2018. Então estamos falando de dinheiro gasto, investido até hoje”, disse ele.

Caio Ferreira, o convidado, também fez conexões com a pandemia de Covid-19. “Pra mim, que sou autista e biólogo, é uma questão que me atinge de duas maneiras, tanto pelo meu background científico, porque antivacinação é um movimento extremamente perigoso pra população em si, e ainda mais agora com a pandemia de Covid-19, e a gente vê os argumentos das pessoas antivacina e o estrago que isso pode causar”, comentou. 

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

Compartilhe

Comentários

Fique por dentro das últimas notícias!
Assine a nossa News.

Carteira de identificação de autistas é lançada em Rondônia— Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / Governo de Rondônia

Carteira de identificação de autistas é lançada em Rondônia

/
Por Redação do Canal Autismo
O governo do estado de Rondônia lançou, nesta terça-feira…
Não sabia que minha filha era autista. E nem eu — Canal Autismo / Revista Autismo

Não sabia que minha filha era autista. E nem eu

/
Por Selma Sueli Silva
Ainda hoje, eu consigo rir de mim mesma quando olho para trás.…
EUA publica nova prevalência de autismo: 1 a cada 44 crianças, com dados do CDC — Canal Autismo / Revista AutismoCanal Autismo / Revista Autismo

EUA publica nova prevalência de autismo: 1 a cada 44 crianças, com dados do CDC

/
Por Francisco Paiva Jr.
Uma em cada 44 crianças aos 8 anos de idade nos Estados…