4 de janeiro de 2024

Tempo de Leitura: 2 minutos

Na edição de ontem (03.jan.2024) do Jornal Nacional, uma reportagem destacou a dificuldade enfrentada por pais no Rio Grande do Sul ao tentar matricular seus filhos autistas em escolas. Exemplificando essa situação, a reportagem menciona o caso de uma mãe que enfrentou rejeição em cinco escolas particulares em Porto Alegre (RS). As instituições seguem um parecer do Conselho da Educação do estado, que limita o número de alunos com deficiência, incluindo autistas, em sala de aula​​.

O Instituto Rodrigo Mendes, focado em inclusão educacional, expressou preocupação com essa prática, alertando para o aumento do risco de discriminação e rejeição, o que é totalmente inaceitável. A Associação de Pais e Mães pela Democracia também reportou ao Ministério Público a situação de vagas desaparecendo quando as escolas são informadas sobre a condição autista da criança​​.

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A inclusão de autistas na educação é assegurada por lei federal desde 2012, mas normativas estaduais como a do Rio Grande do Sul impactam esse direito. Uma mudança legislativa, já passada pela Câmara e em avaliação no Senado, visa eliminar qualquer limitação no número de estudantes autistas em salas de aula em todos os níveis educacionais​​. 

Não deixe de assistir à reportagem completa clicando na imagem abaixo e leia o texto publicado no G1.

Jornal Nacional mostra desafios na inclusão de autistas no RS — Canal Autismo / Revista Autismo

 

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Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

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