Tempo de Leitura: < 1 minuto
O Instituto Jô Clemente anunciou o lançamento do 1º Prêmio de Pesquisa Dona Jô Clemente: O legado do saber, organizado pelo Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação. A iniciativa pretende reconhecer projetos em estágio avançado de desenvolvimento que tragam soluções voltadas para a educação inclusiva de estudantes com deficiência intelectual e autismo. O edital será publicado no dia 15 de outubro.
Segundo o Observatório do 3º Setor, a premiação terá edições anuais, cada uma com um tema específico. Na primeira edição, os projetos poderão se concentrar em quatro áreas: desenvolvimento de tecnologias assistivas para aprendizagem, plataformas digitais acessíveis, metodologias pedagógicas inovadoras e soluções de comunicação alternativa e aumentativa. As propostas serão avaliadas por um comitê multidisciplinar com base em critérios de inovação, impacto, escalabilidade e viabilidade técnica e financeira.
Serão investidos R$ 500 mil para apoiar até três projetos vencedores. Estão aptos a participar doutores com vínculo permanente em instituições de ensino ou pesquisa no Brasil, além de pesquisadores de empresas ou startups com trajetória acadêmica ou profissional comprovada. É necessário ainda ter publicado pelo menos dois artigos científicos em áreas relacionadas ao edital.
As inscrições de pré-propostas começarão em 15 de outubro, junto à publicação do edital.