18 de agosto de 2023

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Na semana passada, o Instituto DEAF1 iniciou a coleta de material biológico para uma pesquisa com organoides cerebrais (“minicérebros“) em parceria com a Universidade da Califórnia em San Diego (EUA). O evento aconteceu no dia 11.ago.2023, com a presença do neurocientista brasileiro Dr. Alysson Muotri, que esclareceu todas as dúvidas das famílias participantes.

Foram coletadas amostras de seis pessoas autistas com mutação no gene DEAF1, de 5 a 26 anos, e mais seis controles. As amostras foram de 3mm de pele, coletadas por um cirurgião plástico que também é pai de uma das crianças e gentilmente cedeu a clínica para a coleta.

Publicidade
ExpoTEA

Todos assinaram os devidos documentos de consentimento e as amostras seguiram no mesmo dia para a Califórnia e já foram processadas e colocadas na cultura devida. Tudo foi organizado pelos pais do Instituto DEAF1 e o investimento veio da campanha da instituição e de doações avulsas das famílias brasileiras. Ainda não houve investimento público.

A coleta começou às 9h e terminou ao meio-dia. No período da tarde, aconteceu uma roda de conversa online, de 14h às 16h, e incluiu famílias e pesquisadores da Unicamp, Unifesp e Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.

Reportagem em Vídeo

O fato foi tema de reportagem do Jornal da Record, assista o vídeo abaixo ou neste link.

(Publicado originalmente no Portal da Tismoo)

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

As várias faces do bullying

Ativistas negros falam sobre racismo e capacitismo em podcast

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)