Por

Francisco Paiva Jr.

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Facebook de Francisco Paiva Jr.Linkedin de Francisco Paiva Jr.Twitter de Francisco Paiva Jr.Instagram de Francisco Paiva Jr.Canal no Youtube de Francisco Paiva Jr.

IBGE incluiu pergunta sobre autismo no questionário do Censo 2022

31 de janeiro de 2022IBGE já incluiu pergunta sobre autismo no formulário do Censo 2022 - Canal Autismo / Revista Autismodivulgação/Prefeitura de Santo Antônio de Posse/SP

Tempo de Leitura: 2 minutosO Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fez a inclusão de uma pergunta sobre autismo no questionário de coleta de dados para o Censo de 2022, que começa em junho e termina em agosto de 2022, período em que os recenseadores visitarão todos os domicílios do Brasil.

São dois tipos de formulários utilizados, a questão sobre autismo está no Questionário de Amostra, que é mais detalhado e utilizado numa parcela menor da população (11%). A pergunta — de número 17 do formulário — é a seguinte: “Já foi diagnosticado(a) com autismo por algum profissional de saúde?”, tendo sim ou não como resposta.

Academia do Autismo

A Lei 13.861, de 2019, que obriga a inclusão da pergunta no censo, foi sancionada em julho de 2019, com a ajuda do apresentador Marcos Mion, que foi à Brasília para isso. “Depois de quatro horas de reunião e muita discussão para todos os lados, a comunidade autista foi ouvida, respeitada e contemplada”, disse Mion na época.

Segundo o IBGE, “Os resultados serão divulgados entre os anos de 2022 e 2025 em diferentes mídias, múltiplos formatos e em diversos recortes espaciais, buscando atender às demandas dos variados segmentos do público”.

Questionário Básico e de Amostra

O Questionário Básico da pesquisa conta com 26 questões e investiga as principais características do domicílio e dos moradores. Além disso, uma parcela dos domicílios é selecionada para responder ao questionário da Amostra, que conta com 77 questões. A investigação nos domicílios selecionados, efetuada por meio do Questionário da Amostra, inclui, além dos quesitos presentes no Questionário Básico, outros mais detalhados, bem como quesitos sobre temas específicos: características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo.

Serão investigados cerca de 78 milhões de domicílios particulares permanentes do País. O questionário da amostra — com a pergunta sobre autismo — será aplicado em aproximadamente 11% desse contingente, ou seja, cerca de 8,5 milhões de domicílios

Questionário

Veja o questionário amostra do IBGE completo: neste link.

A seguir, destacamos o trecho em que aparece a pergunta sobre autismo, a de número 17:

Pergunta sobre autismo no questionário de amostra do Censo 2022 do IBGE - Canal Autismo / Revista Autismo

Trecho do Questionário Amostra do IBGE em que se encontra a pergunta a respeito de autismo para o Censo 2022.

 

Compartilhe

Comentários

Matraquinha lança livro ilustrado para auxiliar na comunicação alternativa — Canal Autismo / Revista Autismodivulgação / Matraquinha

Matraquinha lança livro ilustrado para auxiliar na comunicação alternativa

/
Por Francisco Paiva Jr.
Com 104 páginas e uma grande diversidade de figuras, livro tem…
Capa da edição que contém editorial da Folha de S.Paulo de 24.jun.2022, sobre rol da ANS e autismo - Canal Autismo / Revista Autismoreprodução / Folha de S.Paulo

Rol da ANS e autismo são temas de editorial da Folha de S.Paulo

/
Por Francisco Paiva Jr.
Na edição de ontem (24.jun.2022), a Folha de S. Paulo publicou…