31 de janeiro de 2022

Tempo de Leitura: 2 minutos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fez a inclusão de uma pergunta sobre autismo no questionário de coleta de dados para o Censo de 2022, que começa em junho e termina em agosto de 2022, período em que os recenseadores visitarão todos os domicílios do Brasil.

São dois tipos de formulários utilizados, a questão sobre autismo está no Questionário de Amostra, que é mais detalhado e utilizado numa parcela menor da população (11%). A pergunta — de número 17 do formulário — é a seguinte: “Já foi diagnosticado(a) com autismo por algum profissional de saúde?”, tendo sim ou não como resposta.

Publicidade
ExpoTEA

A Lei 13.861, de 2019, que obriga a inclusão da pergunta no censo, foi sancionada em julho de 2019, com a ajuda do apresentador Marcos Mion, que foi à Brasília para isso. “Depois de quatro horas de reunião e muita discussão para todos os lados, a comunidade autista foi ouvida, respeitada e contemplada”, disse Mion na época.

Segundo o IBGE, “Os resultados serão divulgados entre os anos de 2022 e 2025 em diferentes mídias, múltiplos formatos e em diversos recortes espaciais, buscando atender às demandas dos variados segmentos do público”.

Questionário Básico e de Amostra

O Questionário Básico da pesquisa conta com 26 questões e investiga as principais características do domicílio e dos moradores. Além disso, uma parcela dos domicílios é selecionada para responder ao questionário da Amostra, que conta com 77 questões. A investigação nos domicílios selecionados, efetuada por meio do Questionário da Amostra, inclui, além dos quesitos presentes no Questionário Básico, outros mais detalhados, bem como quesitos sobre temas específicos: características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo.

Serão investigados cerca de 78 milhões de domicílios particulares permanentes do País. O questionário da amostra — com a pergunta sobre autismo — será aplicado em aproximadamente 11% desse contingente, ou seja, cerca de 8,5 milhões de domicílios

Questionário

Veja o questionário amostra do IBGE completo: neste link.

A seguir, destacamos o trecho em que aparece a pergunta sobre autismo, a de número 17:

Pergunta sobre autismo no questionário de amostra do Censo 2022 do IBGE - Canal Autismo / Revista Autismo

Trecho do Questionário Amostra do IBGE em que se encontra a pergunta a respeito de autismo para o Censo 2022.

 

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Programa distribui pulseiras de identificação para autistas em praia no Rio

Rick Glassmann: ‘não queria ser um porta-voz’, diz sobre diagnóstico de autismo

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)