Por

Redação da Revista Autismo

Grupo cria fone de cancelamento ativo de ruídos para autistas: Austic

25 de setembro de 2020Grupo cria fone de cancelamento ativo de ruídos para autistas: Austic — Revista Autismo

Tempo de Leitura: 2 minutos

Equipe Austic

O Austic surgiu em meio ao evento do Autismo Tech, um hackathon (competição de tecnologia) que tinha como objetivo principal encontrar soluções para incluir os autistas no mercado de trabalho. Em meio a quase 600 inscritos, 5 jovens, que se conheceram online, são selecionados para o evento e se unem para formar um time, que foi complementado pela Carol, uma autista que também estava entre os selecionados do evento.

Publicidade
Academia do Autismo

Com o decorrer do hackathon, buscamos entender um pouco mais sobre os obstáculos e dificuldades vivenciadas pela nossa colega de equipe, a Carol, e ela nos relatou que havia abandonado a profissão de dentista devido a sua sensibilidade auditiva, responsável por ocasionar inúmeras crises, devido aos sons e ruídos presentes no cotidiano de consultório.

Com isso, após estudos e pesquisas mais aprofundados sobre a realidade do espectro, percebemos que, tal como a Carol, diversos autistas também sofrem com essa sensibilidade.

E assim nasce a idéia do Austic: um fone de cancelamento ativo de ruído por condução óssea.

Como funciona?

Nossos fones possuem um microfone que capta os ruídos a sua volta e transfere para a aplicação e o processamento deles. A partir daí, o software cria ondas exatamente iguais e as emite praticamente ao mesmo tempo, só que em uma fase oposta, causando o cancelamento dos ruídos indesejados.

Com o uso da condução óssea, a transmissão ocorre constantemente à medida que as ondas sonoras vibram nos ossos, especificamente nos ossos do crânio, permitindo ao ouvinte perceber o conteúdo de áudio sem bloquear o canal auditivo e sem retirar a atenção dele a sua volta.

Nosso aplicativo permite um ajuste manual de frequência e volume, além de realizar um background dos dados de volume e geolocalização, permitindo um funcionamento automático em situações e locais frequentes.

Desse modo, buscamos fomentar a qualidade de vida para indivíduos com TEA que sofrem com sensibilidade auditiva, possibilitando mais independência nas atividades diárias e profissionais, sem a preocupação com crises e gatilhos corriqueiros.

No momento, estamos em fase de desenvolvimento, trabalhando na divulgação e na captação de investimentos que possam viabilizar a produção do Austic em mercado e, assim, promover melhorias e inclusão no espectro autista!
Austic: vibre na sua frequência.

Instagram: @_austic
E-mail: [email protected]
Site do evento Autismo Tech: https://autismotech.com/

A equipe Austic é formada por:
– Júlia Demuner Pimentel
– Thainá Monteiro Ferreira
– João Eliandro Germano Gomes
– Alexandro de Campos Teixeira Netto
– Henrique Gomes de Souza
– Rubia Carolina Nobre Morais

Compartilhe

Dia do Autstão 2019 - Revista Autismo

Autistão: país metafórico, apoio concreto

/
Por Tiago Abreu
Em consonância com as comemorações do Dia Mundial da Conscientização do Autismo - instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o dia 2 de abril, a Organização Diplomática do Autistão, uma instituição sem fins lucrativos com diversos pontos e apoiadores no mundo, promoveu o Dia do Autistão em Copacabana, no Rio de Janeiro, neste último domingo (31).
Tirinha exclusiva da Turma da Mônica e o André para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo - Revista AutismoCanal Autismo / Revista Autismo / Instituto Mauricio de Sousa

Instituto Mauricio de Sousa lança tirinha inédita e vídeos para comemorar o Dia Mundial do Autismo

/
Por Francisco Paiva Jr.
O Instituto Mauricio de Sousa (IMS) publica no dia 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, uma tirinha inédita com a participação da Turma da Mônica e o personagem autista André, criado especialmente para falar sobre o assunto. O instituto fez parceria recentemente com a Revista Autismo.