Por

Redação do Canal Autismo

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Facebook de Redação do Canal AutismoLinkedin de Redação do Canal AutismoInstagram de Redação do Canal AutismoCanal no Youtube de Redação do Canal Autismo

Fenômeno de ‘autistas biscoiteiros’ na internet é discutido por autistas em podcast

18 de setembro de 2021Fenômeno de 'autistas biscoiteiros' na internet é discutido por autistas em podcast — Canal Autismo / Revista AutismReprodução / Marco VerchImagem: Marco Verch/Reprodução

Tempo de Leitura: 2 minutosO podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com diálogos sobre o autismo, lançou nesta sexta-feira (10) o seu 187º episódio, chamado “Precisamos Falar Sobre Autistas Biscoiteiros”. O episódio foi conduzido pelo jornalista Tiago Abreu e o youtuber e pesquisador Willian Chimura, ambos autistas. Para o debate, os dois receberam a estudante de fonoaudiologia Germanna Parreiras e o estudante de ciências da computação Bruno Fillmann, também autistas.

Segundo os podcasters, autistas biscoiteiros seriam pessoas autistas que produzem publicações em redes sociais como o Instagram com o objetivo de ganhar curtidas sem, necessariamente, ter uma preocupação sobre a qualidade do conteúdo.

Publicidade
Academia do Autismo

Chimura, por exemplo, defendeu que “biscoitar” na internet tem tudo a ver com os algoritmos das redes sociais. “O problema é que não fazendo isso, você fica em menos evidência. Ficando em menos evidência, obviamente você cresce menos nas redes sociais, você tem menos likes, você tem menos engajamento pelo algoritmo. E para o produtor de conteúdo, isso acaba dificultando um pouco”.

Para Germanna Parreiras, existem alguns perigos em torno do fenômeno de autistas biscoiteiros, principalmente em relação a interpretação de critérios diagnósticos do autismo. “Eu não me preocupo muito com o motivo, mas eu me preocupo com perfis que tem muitas visualizações ou que tem muito contato com pais e pessoas da comunidade e que tem uma certa responsabilidade em transmitir informações”, defendeu.

Bruno Fillmann, por sua vez, disse que “qualquer motivo é bom pra biscoitar, sinceramente”. Ele afirmou no episódio, também, que por mais que a atitude de alguns autistas e também de mães e pais que considera biscoiteiros sejam desagradáveis, não causam dano à causa do autismo. “Acho importante ressaltar que no final das contas essas pessoas não são o ‘inimigo’, sabe? Nem os pais irresponsáveis que postam as coisas que postam”, refletiu.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

Compartilhe

Polícia Militar e Bombeiros do Paraná recebem treinamento para abordagem de autistas — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / Adilson Voinaski Afonso

Polícia Militar e Bombeiros do Paraná recebem treinamento para abordagem de autistas

/
Por Redação do Canal Autismo
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Paraná lançaram…