23 de dezembro de 2023

Tempo de Leitura: 2 minutos

Com exclusividade para a Revista Autismo, entrevistei o prefeito de Guarulhos (SP), Gustavo Henric Costa, o “Guti”, a respeito do projeto que oferecerá plano de saúde para todas as crianças autistas da rede de ensino municipal. Confira a entrevista, que está muito esclarecedora.

Sarita Melo — Guti, qual o objetivo do projeto?

Publicidade
ExpoTEA

Guti — O objetivo do Projeto 3538/2023 é oferecer plano de saúde para todas as crianças da rede de ensino municipal, mas a gente começa pelo transtorno do Espectro Autista. O motivo é principalmente pela questão que o diagnóstico precoce da criança que está no Transtorno do espectro autista ajuda muito a mitigar os sinais e sintomas do transtorno, mas em um segundo momento queremos avançar para crianças com outras síndromes, transtornos, doenças raras, obesidade infantil e aí expandir até ter recursos para atender as 130 mil crianças na nossa rede de ensino. Então o projeto seria de oferecer plano de saúde para todas as crianças da rede de ensino municipal para que a gente tivesse mais um suporte em saúde para as crianças, mas neste momento a gente começa com o TEA (transtorno do Espectro Autista). Este Projeto de Lei eu vou sancionar entre os dias 10 e 15 de janeiro.  Abrirei a escuta ativa para a sociedade interessada, bem como para órgãos de competência para ajustar uma ampla discussão e os ajustes necessários.

SM — De onde veio essa motivação para o projeto?

G — Apesar de não ser ativista da causa ativamente, eu me deparei com muitas mães atípicas que não encontravam um local adequado para a intervenção das terapias. Uma mãe em específico do Recreio São Jorge me deu uma aula sobre autismo, intervenção, contou sobre todas as suas dificuldades e isso me tocou profundamente a fazer algo para mudar este cenário. Eu comecei a me apaixonar pelo tema e estou tentando me aperfeiçoar, obviamente não sei discutir de igual para igual com especialistas, mas hoje eu entendo muito melhor sobre o autismo. E para construir o Projeto de Lei eu falei com vários especialistas, uma das pessoas que consultei é uma pediatra conhecida a nível nacional Ana Escobar, disse que tinha a ideia e só não queria errar e ela se comprometeu a ajudar até na etapa posterior do Decreto Regulamentador. Além disso, consultei especialistas de todas as áreas e ainda abriremos maiores escutas para ajustar da melhor forma  algo bom e eficiente para todas as crianças. Mas primeiro precisamos fazer funcionar, temos na rede pública municipal de ensino cerca de 2.900 crianças autistas laudadas e matriculadas em Guarulhos e diante do orçamento calculado do ano que vem conseguimos começar por estas crianças, que precisam de intervenção intensiva e urgente. 

SM — E qual a perspectiva de números de atendimento inicial?

G — O PL rege o universo das crianças matriculadas na nossa rede de ensino municipal laudadas e diagnosticadas com autismo, ou seja, cerca de 2.900 crianças inicialmente. Mas temos o objetivo também de formar junta médica e multidisciplinar para conseguir laudar e diagnosticar as crianças de forma precoce.  Outro ponto importante é que queremos ter opções de planos para não nos vincularmos com uma operadora somente, pois se tivermos alguma operadora que esteja causando problemas à população nós trocamos e ajustamos para as operadoras que oferecem um bom trabalho.

SM — O que você aprendeu com o autismo sendo um parlamentar?

G — Muitas coisas, mas o mais importante talvez como parlamentar é que devemos olhar com mais atenção para quem precisa ser olhado.

 

CONTEÚDO EXTRA

COMPARTILHAR:

Representante de associações e presidente da Associação Nacional em Prol das Pessoas com Deficiência (ANPcD), mãe atípica e neurodivergente, administradora e ativista pelos direitos das pessoas com deficiência.

Eventos de Natal relacionados ao autismo ocorrem pelo país

Aparecida de Goiânia terá unidade de saúde focada em autismo

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)