3 de outubro de 2022

Tempo de Leitura: < 1 minuto

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou um relatório sobre candidaturas nas eleições de 2022, incluindo dados sobre pessoas com deficiência. Dentre candidatos a deputados federais e estaduais, 13 se declaram autistas, com 11 candidaturas consideradas aptas. 8 não foram eleitos e 4 eleitos como suplentes.

O perfil de possíveis parlamentares autistas foi diverso. Do ponto de vista educacional, a maioria possui ensino superior (7), é solteiro (9) e não buscava reeleição. Maior parte deles são filiados ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) e Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), respectivamente com 3 e 2 candidatos. No aspecto de gênero, foram 7 homens e 6 mulheres, todos entre 25 a 59 anos. Em termos de cor, 3 se declararam negros, enquanto brancos e pardos igualmente somam 5 candidatos.

Publicidade
ExpoTEA

Os dados, por sua vez, envolvem apenas candidatos autodeclarados autistas. O youtuber e influenciador digital Paulo Kogos, por exemplo, que se candidatou a deputado estadual por São Paulo pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e é também conhecido por se afirmar autista, não se declarou como alguém no espectro do autismo nas eleições. Com 33.109 votos, Kogos não foi eleito.

Em 2020, 19 candidatos se declararam autistas nas eleições municipais. Jorginho Mota, na época filiado ao Partido Trabalhista Cristão (PTC), foi eleito vereador em Guarulhos. Em 2022, o vereador tentou uma vaga como deputado estadual pelo mesmo partido, hoje chamado AGIR, não conseguindo vencer.

COMPARTILHAR:

Jornalista, mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e autor do livro "O que é neurodiversidade?".

Andréa Werner é eleita deputada estadual por São Paulo

OAB-RJ promove evento sobre autismo

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)