4 de março de 2023

Tempo de Leitura: < 1 minuto

O podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com diálogos sobre o autismo, lançou nesta sexta-feira (3) o seu 233º episódio, chamado “Mulheres Autistas”. O episódio traz a participação de Ana Rodrigues e Sabrina Nascimento, que são autistas, professoras e também mães de autistas. Sabrina, por sua vez, tem duas filhas gêmeas e falou sobre a experiência dupla como autista e mãe no programa.

“É uma montanha russa. Primeiramente, mãe de primeira viagem, já numa gravidez gêmea. Depois, diagnóstico das duas filhas. Crianças autistas com necessidade de muito suporte, de muito acompanhamento. E posteriormente, meu próprio diagnóstico. Pra mim, para minha realidade, ser mulher autista e mãe de autista, ao mesmo tempo que você é mais solidária e compreende mais algumas questões, ao mesmo tempo você tem que botar suas próprias questões no bolso e seguir”, afirmou.

Publicidade
ExpoTEA

Como uma pessoa autista, Sabrina ressaltou a tendência para a depressão, ansiedade e pânico associados à condição, que podem ser exacerbados pelas emoções intensas das crises de seus filhos. Além disso, ela ressalta a necessidade de acompanhamento médico e terapêutico para lidar com as questões físicas decorrentes do autismo, como coordenação motora fina e grossa e propriocepção prejudicadas, além de problemas de coluna e quedas frequentes.

Além de relatos sobre a maternidade, as convidadas também falam sobre trabalho, gênero e sexualidade, acesso à saúde, racismo e etarismo. O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Livro sobre avaliação de autismo em adultos é lançado

Defensoria Pública de SP apresenta embargos contra extinção da ACP em prol de pessoas autistas

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)