Por

Tiago Abreu

Jornalista e fundador do podcast Introvertendo.

Facebook de Tiago AbreuTwitter de Tiago AbreuInstagram de Tiago AbreuCanal no Youtube de Tiago Abreu

Dia do Autistão 2019 trará autistas de todo o Brasil ao Rio

8 de março de 2019Dia do Autistão - Revista Autismo

Tempo de Leitura: 2 minutos

Organização internacional formada por autistas promove evento no Rio de Janeiro

A Organização Diplomática do Autistão, de amplitude internacional e formada exclusivamente por autistas, promoverá em 31 de março de 2019 o evento Dia do Autistão, na cidade do Rio de Janeiro.

Academia do Autismo

O evento tem, como intenção, reunir autistas de diferentes locais do Brasil para uma espécie de mesa-redonda. O local do evento é a Embaixada do Autistão, um espaço em Copacabana, e será transmitido online no YouTube. Além disso, os participantes responderão perguntas do público.

Segundo o idealizador o francês Eric Lucas, o evento cumpre uma proposta da Organização Diplomática do Autistão, que é o protagonismo dos autistas. “Autistas tem o direito de participar dos debates públicos e de terem suas especificidades ouvidas na elaboração das políticas”, disse.

Além da exibição online, o evento carioca do Dia do Autistão também será transmitido em tempo real na Bélgica durante um evento de conceito similar, Journée de l’Autistan. Neste intercâmbio, autistas brasileiros responderão perguntas do público belga.

Para a realização do evento, a organização está recebendo autistas diagnosticados de diferentes locais do Brasil e que queiram falar sobre si de forma voluntária. A hospedagem, na embaixada, está garantida para um número limitado de participantes.

Sobre o Autistão

De acordo com Eric, a ideia em torno do Autistão se deu em uma ideia virtual de país exclusivamente formado por autistas. “O Autistão é o país dos autistas no sentido metafórico. Esta palavra foi criada por nosso colega, Josef Schovanec, um autista muito famoso na França”, afirmou.

Presente no Brasil e com embaixadores em diferentes lugares do mundo, a Organização Diplomática do Autistão tem, como propósito, “explicar e apoiar a causa dos autistas do mundo, e o autismo em geral”. Isso inclui esforços para apoiar grupos formados por autistas nacionais para a autodeterminação, protagonismo e representação, por vezes, debatido apenas entre profissionais médicos e pais.

A página do Facebook é o Autistão é: facebook.com/Autistan.rio

 

Compartilhe

Comentários

Editorial – edição 5

/
Por Francisco Paiva Jr.
Nosso número anterior foi um sucesso. Chegamos gratuitamente (graças à Jamef Transportadora e à Azul Cargo) a mais de 60 cidades no Brasil. E outras em Portugal (graças à TAP Cargo). Parcerias que nos ajudaram a levar informação, sem nenhum custo, a milhares de autistas, famílias e profissionais. Nosso muito obrigado! A reportagem de capa desta edição trata do mercado de trabalho para pessoas com autismo. Tentei abranger todo o espectro e procurar informação dos mais diversos tipos de modalidade de trabalho, de empregos comuns e cotas a emprego apoiado.

Revista Autismo número 5 — índice

/
Por Redação da Revista Autismo
Índice da Revista Autismo número 5, de junho de 2019, com notícias, artigos, reportagens, colunas e sessões, opinião, história em quadrinhos e muito mais.

Podcast Introvertendo conversa com mães diagnosticadas com autismo

/
Por Redação da Revista Autismo
O podcast Introvertendo liberou, nesta sexta-feira (10), um episódio comemorativo ao Dia das Mães. Os hosts Tiago Abreu e Yara Delgado (também mãe e autista) receberam Graziele Perrella e Geuvana Pedro Nogueira, mulheres diagnosticadas com autismo na vida adulta e também mães. As histórias contadas abordam diferentes percepções, desde a de Graziele, que possui um filho autista, quanto Geuvana, que tem filhos adultos neurotípicos.