Por

Redação do Canal Autismo

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Facebook de Redação do Canal AutismoLinkedin de Redação do Canal AutismoInstagram de Redação do Canal AutismoCanal no Youtube de Redação do Canal Autismo

Criador do ‘protocolo Coimbra’, médico tem CRM interditado por 41 dias [atualizado]

11 de julho de 2021Imagem: Reprodução

Tempo de Leitura: < 1 minutoCicero Galli Coimbra, médico conhecido pelo “protocolo Coimbra”, um tratamento à base de vitamina D, teve seu registro profissional interditado cautelarmente por processo ético-profissional, conforme aviso de penalidade de 21.jun.2021, publicado na seção 3 do Diário Oficial da União de 22.jun.2021. O seu tratamento tem sido criticado por cientistas e ativistas por ser usado como possibilidade de cura de doenças como esclerose múltipla, e de deficiências como o autismo.

O processo está sendo conduzido pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) desde o mês de junho e corre em sigilo. A ativista Andréa Werner comentou o caso em seu Twitter. “Esperamos que o Cremesp seja rigoroso com essa e outras pseudociências que rondam nosso meio, fazem famílias se endividarem e ainda colocam crianças e adolescentes em risco”, disse.

Academia do Autismo

Para ver o original do Diário Oficial com a interdição publicada clique aqui.

Suspensão da interdição

No dia 2.ago.2021, porém, houve a suspensão dessa interdição cautelar, como uma medida temporária, de tutela antecipada, até o final do julgamento do caso — Agravo nº 501674513.2021.4.03.000. Portanto, o médico volta a ter o direito de exercer sua profissão novamente, pelo menos até que o processo finalize ou que a Justiça permita. Veja essa publicação no Diário Oficial aqui.

[Atualizado em 12/07/2021, 10h22 — incluído link e imagem do Diário Oficial da União]
[Atualizado em 19/01/2022, 13h20 — incluída suspensão da interdição por antecipação de tutela]

Compartilhe

Comentários

'Nosso objetivo é prevenir questões de abuso', diz Raquel Del Monde sobre educação sexual de autistas — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / TV Globo
Ativista no autismo, “ser ou não ser…”

Ativista no autismo, “ser ou não ser…”

/
Por Selma Sueli Silva
Ativista no Autismo, “ser ou não ser, eis a questão.” A…