20 de abril de 2024

Tempo de Leitura: 2 minutos

A primeira edição da Convenção Atípica, idealizada por Naty Souza, destacou-se no cenário de eventos brasileiros de autismo ao promover, nos dias 13 e 14.abr.2024, um espaço de valorização das habilidades e capacidades de pessoas autistas e neurodivergentes. Realizado no Jardim Paulista, em São Paulo (SP), o evento reuniu 150 participantes, incluindo 12 palestrantes e 20 expositores — todos autistas em diferentes níveis de suporte —, que compartilharam suas experiências e contribuições significativas em diversas áreas. Sob o lema “Sobre Nós, Por Nós Mesmos”, a convenção não só proporcionou uma plataforma para trocas enriquecedoras e fortalecimento do empreendedorismo atípico, mas também desafiou percepções convencionais sobre o autismo, destacando-o como uma parte integral, porém não exclusiva, da identidade dos participantes.

O evento não apenas celebrou as realizações dos indivíduos no espectro do autismo, mas também promoveu um sentido de comunidade e pertencimento, fortalecendo o movimento em direção a uma maior inclusão e representatividade em todo o país. Com a presença de palestrantes e expositores de todo o Brasil, o evento marcou um ponto de inflexão, sinalizando uma mudança progressiva nas abordagens para eventos focados na neurodiversidade na América Latina.

Publicidade
ExpoTEA

“A Convenção Atípica 2024 foi um grande sucesso e a realização de um sonho, um projeto idealizado há 5 anos. Nasceu da necessidade de voz, valorização e protagonismo. O tema central da Convenção, ‘Sobre Nós, Por Nós Mesmos’, destaca a capacidade das pessoas no espectro do autismo e mostra a todos os presentes que o autismo vai além de um mero diagnóstico, ressaltando que a valorização das habilidades e capacidades pode modificar e transformar vidas. O sentimento de pertencimento e de família permeou todo o evento, ecoando o desejo dos participantes de expandir o movimento para outras cidades do Brasil, a fim de compartilhar esse impacto significativo com uma audiência mais ampla”, explicou Naty Souza, autista, palestrante, escritora, designer, que organizou o evento ao lado de Fabiane Regina Campos, gestora da loja inclusiva “28 Presentes“.

Autistas protagonistas

Os protagonistas palestrantes foram: Bruno Grossi, Chaloê Comim, Daniele Muffato, Dra. Ana Aguiar, Joana Scheer, Katia Draugelis Schüler, Leonardo Fleming, Natália Moneda, Naty Souza, Tábata Cristine, Tio. Faso e Vanessa Rondinel. Também foi promovida uma roda de conversa com Nicolas Brito Sales, Arthur Barros, Roseli Claro e Lucas Quaresma. 

Os expositores presentes contribuíram significativamente para o evento, juntos construindo um futuro mais inclusivo e diversificado. Os protagonistas empreendedores foram: Ana Beatriz, Arthur Barros, Bruno Grossi, Dani Cardoso, Daniele Muffato, Geovanna Santos, Jéssica Souza, Katia Draugelis, Leonardo Fleming, Letícia Soares de Freitas, Lucas Quaresma, Luíza Brito, Miguel Filho, Naty Souza, Nicolas Brito Sales, Paulo Victor, Renata França, Rosemary Pereira Melo, Tio .Faso, Umbelino Neto e Projeto Mundo da Carola. Além de expositor, nosso pequeno grande protagonista Miguel, de 11 anos, fez uma apresentação de Carimbó, dança típica do estado do Pará.

 

CONTEÚDO EXTRA

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Busólogo autista faz miniaturas de ônibus de São Bernardo do Campo

Professora autista impedida em concurso no MT toma posse em novo concurso

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)