2 de outubro de 2021

Tempo de Leitura: 2 minutos

O podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com diálogos sobre o autismo, lançou nesta sexta-feira (1) o seu 189º episódio, chamado “Autistas e a Análise do Comportamento Aplicada (ABA)”. O episódio foi conduzido pelo jornalista Tiago Abreu, com a participação das analistas do comportamento Cíntia Ridi e Táhcita Mizael, ambas autistas.

Ao longo dos diálogos, foram discutidas questões de conflito entre autistas ativistas com a Análise do comportamento aplicada, relacionada a temas como punição, neurodiversidade e práticas baseadas em evidências. Sobre normalização, Táhcita afirmou que, na observação dela, pode ocorrer em intervenções baseadas em ABA, mas também em outras atuações profissionais. “Essa questão de uma possível normalização ou esse desejo de retirar stims que não gerem dano pra pessoa ou pras pessoas que estão ao redor me parece mais uma característica da nossa sociedade enquanto uma sociedade aí que tem alguns valores que considera alguns tipos de comportamentos como ‘normais’ e que tem pouca tolerância e respeito por divergências”, disse ela.

Publicidade
Livro: Autismo — Não espere, aja logo!

Abreu apresentou um trecho de uma live em que o analista do comportamento Celso Goyos disse: “Se você tem uma doença maligna, todos nós sabemos que quanto mais cedo você souber, ter o diagnóstico e tratar, melhor vai ser. Com autismo não é diferente”. O jornalista fez críticas ao trecho, afirmando que “pra isso soar tão natural, num ambiente por exemplo como uma live, eu imagino que tem que ter um contexto que seja natural pensar o autismo como doença”.

Em conversa com o Canal Autismo, Tiago defendeu que o tema é relevante. “É uma das discussões mais frequentes na comunidade entre autistas e geralmente mal compreendida entre os próprios autistas. Isso porque ABA é um assunto complexo, que gera conflitos intermináveis e desgastantes. Tão complexo que foi o episódio mais difícil que já fizemos até hoje. Levamos meses para organizar a pauta e gravar”, destacou.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Perigo: autista sendo autista

Meme Sincero: A desconstrução do preconceito

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)