Por

Redação do Canal Autismo

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Facebook de Redação do Canal AutismoLinkedin de Redação do Canal AutismoInstagram de Redação do Canal AutismoCanal no Youtube de Redação do Canal Autismo

Conflitos de autistas ativistas com intervenções baseadas em ABA é tema de podcast

2 de outubro de 2021Conflitos de autistas ativistas com intervenções baseadas em ABA é tema de podcast — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / IntrovertendoImagem: Vinicios Lima/Reprodução

Tempo de Leitura: 2 minutosO podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com diálogos sobre o autismo, lançou nesta sexta-feira (1) o seu 189º episódio, chamado “Autistas e a Análise do Comportamento Aplicada (ABA)”. O episódio foi conduzido pelo jornalista Tiago Abreu, com a participação das analistas do comportamento Cíntia Ridi e Táhcita Mizael, ambas autistas.

Ao longo dos diálogos, foram discutidas questões de conflito entre autistas ativistas com a Análise do comportamento aplicada, relacionada a temas como punição, neurodiversidade e práticas baseadas em evidências. Sobre normalização, Táhcita afirmou que, na observação dela, pode ocorrer em intervenções baseadas em ABA, mas também em outras atuações profissionais. “Essa questão de uma possível normalização ou esse desejo de retirar stims que não gerem dano pra pessoa ou pras pessoas que estão ao redor me parece mais uma característica da nossa sociedade enquanto uma sociedade aí que tem alguns valores que considera alguns tipos de comportamentos como ‘normais’ e que tem pouca tolerância e respeito por divergências”, disse ela.

Academia do Autismo

Abreu apresentou um trecho de uma live em que o analista do comportamento Celso Goyos disse: “Se você tem uma doença maligna, todos nós sabemos que quanto mais cedo você souber, ter o diagnóstico e tratar, melhor vai ser. Com autismo não é diferente”. O jornalista fez críticas ao trecho, afirmando que “pra isso soar tão natural, num ambiente por exemplo como uma live, eu imagino que tem que ter um contexto que seja natural pensar o autismo como doença”.

Em conversa com o Canal Autismo, Tiago defendeu que o tema é relevante. “É uma das discussões mais frequentes na comunidade entre autistas e geralmente mal compreendida entre os próprios autistas. Isso porque ABA é um assunto complexo, que gera conflitos intermináveis e desgastantes. Tão complexo que foi o episódio mais difícil que já fizemos até hoje. Levamos meses para organizar a pauta e gravar”, destacou.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

Compartilhe

Comentários

Introvertendo completa 4 anos; podcast de autistas é pioneiro no Brasil — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / Introvertendo

Introvertendo completa 4 anos; podcast de autistas é pioneiro no Brasil

/
Por Redação do Canal Autismo
O podcast Introvertendo comemora 4 anos de existência nesta…
Artigo Academia do Autismo - Canal Autismo / Revista Autismoreprodução Google

Tratamento do autismo: 5 passos para uma intervenção de sucesso

/
Por Academia do Autismo
Assim que os pais percebem os primeiros sinais que indicam atraso…