30 de julho de 2021

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Autistas universitários têm criado, em todo o país, os chamados “coletivos autistas”, articulações coletivas de autistas universitários com foco em inclusão e permanência de estudantes dentro do espectro. O primeiro, o Coletivo Autista da USP, foi criado em maio e várias outras universidades pelo Brasil têm adotado o mesmo estilo.

Até o momento, instituições como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) possuem coletivos autistas locais, com páginas disponíveis no Instagram.

Publicidade
ExpoTEA

Em entrevista ao Jornal da USP, a estudante Giulia Jardim Martinovic, criadora do Coletivo Autista da USP, explicou o contexto que gerou a ideia. “Quando entrei na faculdade, em 2019, senti falta de apoio específico e vi amigos autistas desistindo de se formar. Um rapaz me contou uma experiência muito ruim, em que um professor disse que a universidade não era lugar para ele, que ele deveria procurar um curso técnico”, afirmou.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Wentworth Miller relata que foi diagnosticado com autismo

Sobre autistas, sincericídio e padrões do cérebro neurodivergente

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)