Por

Redação do Canal Autismo

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Facebook de Redação do Canal AutismoLinkedin de Redação do Canal AutismoInstagram de Redação do Canal AutismoCanal no Youtube de Redação do Canal Autismo

Caso Pablo: violência contra menino autista movimenta comunidade do autismo

22 de novembro de 2021

Tempo de Leitura: < 1 minutoNo último domingo (14), um menino autista de Sorocaba (SP) foi encontrado com lesões pelo corpo e sinais de tortura. Ao longo da semana, Pablo, de 8 anos, afirmou que foi agredido por dois vizinhos de uma residência após tentar consertar uma câmera de segurança. O vídeo da câmera foi divulgado nas redes.

O caso gerou revolta na comunidade do autismo, especialmente pela proximidade com o Dia da Consciência Negra, já que Pablo é negro e foi encontrado em um matagal por um morador de rua. A ativista Luciana Viegas, pelo Twitter, levantou a hashtag #JustiçaParaPablo, e se tornou um dos assuntos mais comentados nesta última sexta-feira.

Academia do Autismo

A Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas (Abraça), segundo a presidente Rita Louzeiro, está acompanhando o caso com assistência jurídica para a família da criança.

A delegada responsável pelo caso, Ana Luiza Carvalho, chegou a dizer que o caso “foi um dos mais cruéis em toda nossa carreira”. O G1 afirma que parte da orelha do menino foi tirada com o uso de um alicate pelos agressores.

Compartilhe

Comentários

Pandemia e autismo - reportagem de capa da Revista Autismo nº 9 (junho/2020)

PANDEMIA

/
Por Francisco Paiva Jr.
A pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus, o Sars-CoV-2, vem produzindo repercussões não apenas de ordem biomédica e epidemiológica em escala global, mas também repercussões e impactos sociais, econômicos, políticos, culturais e históricos sem precedentes na história recente das epidemias. E não tem sido diferente em todo o ecossistema do autismo. Pessoas com autismo, família, profissionais, instituições, associações, eventos, clínicas, todos, sem exceção, foram relevantemente impactados. Leia o texto completo da reportagem de capa da Revista Autismo número 9, de junho/2020.
Identidade autista — eis o orgulho — Revista Autismo nº 9

Identidade autista — eis o orgulho

/
Por Victor Mendonça
Artigo de Victor Mendonça, explica e reflete sobre o Dia do Orgulho autista. No dia 18 de junho, comemora-se o Dia do Orgulho Autista. A data foi celebrada originalmente em 2004 pela organização americana Aspies for Freedom. No Brasil, o primeiro tema abordado foi “aceitação, não cura”, em 2005, durante um evento em Brasília. Desde então, a data tem se popularizado a cada ano no país. O objetivo do Dia do Orgulho Autista é mudar a visão negativa tanto dos meios de comunicação quanto da sociedade em geral com relação ao autismo. Dessa forma, a condição passa a ser vista não como doença, mas como diferença.
Revista Autismo edição nº 9 - jun/jul/ago/2020

Revista Autismo número 9 — Índice

Por Redação da Revista Autismo
Clique aqui e saiba como obter a Revista Autismo,…