23 de outubro de 2020

Tempo de Leitura: < 1 minuto

O podcast Introvertendo, produzido por autistas e dedicado a discutir autismo, lançou nesta sexta-feira (22) o seu 140º episódio, chamado “Autistas na Política”. O conteúdo foi apresentado por Tiago Abreu, jornalista e autista, e contou com as participações do ativista e pesquisador Willian Chimura e do advogado Engels Bandeira, também autistas.

“Autistas na Política” teve como pressuposto candidaturas nas eleições de 2020 por autistas que ocorreram em diferentes locais do Brasil e por diferentes legendas. O contexto eleitoral, inclusive, pode levar o Brasil a ter, pela primeira vez em sua história, vereadores autistas.

Publicidade
ExpoTEA

Acerca desse fenômeno, Chimura acredita que o sistema político, em seus moldes atuais, não é inclusivo para autistas. “Nós estamos falando de uma pessoa que necessariamente vai precisar se relacionar com o público, que vai precisar defender os interesses da população e negociar com com outras pessoas, com seus pares. E eu imagino que a forma atípica de se expressar, compreender alguma coisa, de usar algum termo de uma forma um pouco atípica pode até acabar criando alguma tensão que nunca foi a intenção realmente dessa pessoa autista”, afirmou.

O advogado Engels Bandeira, convidado do episódio, afirmou que defende cotas para pessoas com deficiência na política. “A luta pelos direitos das pessoas autistas é uma luta da comunidade toda em geral. É uma luta das associações, das pessoas autistas, pais, dos familiares. Não é uma luta de A, B, ou C, não podemos personificar essa luta jamais”, disse ele, em referência ao interesse público sobre a temática do autismo.

O episódio está disponível para audição em diferentes plataformas, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

COMPARTILHAR:

“Eu luto pra que o autismo seja reconhecido”, diz Pedro Melim Alonso

Autistas relatam experiências com a saudade em podcast

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)