30 de abril de 2023

Tempo de Leitura: 2 minutos

O podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com diálogos sobre o autismo, lançou nesta sexta-feira (28) o seu 241º episódio, chamado “Autismo e Bullying”. O episódio, apresentado por Thaís Mösken, Michael Ulian e Paulo Alarcón, aborda o conceito de bullying e os seus efeitos na comunidade do autismo.

Durante o episódio, Paulo Alarcón afirmou que sofreu bullying até o ensino médio, e que isso teve reflexos em sua vida adulta. “Ainda hoje, eu tenho uma série de dificuldades, medos, que chegam a beirar a ansiedade, com situações ou pessoas que me lembram aquelas que me atormentavam na escola. Tive muita ideação suicida na época. Na época, não tive um diagnóstico formal de depressão, até porque era muito menos disseminado o acesso a psicólogos e toda a questão da saúde mental. Eu estive muito próximo de tentar tirar minha própria vida e, até de preferência, levar algumas pessoas junto”, contou.

Publicidade
Matraquinha

Thaís, por sua vez, disse que encontrou a estratégia de reagir com agressividade a situações de perigo. Segundo ela, isso causou prejuízos, mas a livrou de situações complexas. “Eu me lembro de um caso em que um rapaz veio e ficou tirando fotos de mim enquanto eu estava na sala de aula. E eu peguei o celular dele e quebrei, espatifei em vários pedaços e joguei no chão, no meio da sala de aula. Muitas pessoas acabavam tendo medo do que eu ia fazer e eu preferia ser conhecida como meio doida e as pessoas terem medo de que uma pessoa meio doida pudesse ir pra cima delas do que ficar sofrendo com o bullying”, afirmou.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina e a maior do mundo em língua portuguesa.

Esperma paterno pode estar ligado ao autismo, diz pesquisa

Quando nasce a mãe ‘guerreira’?

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)