11 de abril de 2023

Tempo de Leitura: 2 minutos

O podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com diálogos sobre o autismo, lançou nesta sexta-feira (7) o seu 238º episódio, chamado “Elon Musk é autista. E daí?”. O episódio, apresentado por Tiago Abreu, Carol Cardoso e Luca Nolasco, aborda o autismo de Elon Musk e polêmicas do empresário com pessoas com deficiência.

Em março de 2023, Musk se envolveu num conflito com um ex-funcionário do Twitter com deficiências locomotoras. Na época, o empresário disse que “esse cara não trabalhou de verdade, alegou como desculpa que tinha uma deficiência que o impedia de digitar, mas estava simultaneamente twittando bastante”. “A resposta do Elon foi zoar a deficiência do homem publicamente na rede social. Isso é a fala de uma pessoa com deficiência que reconhece as dificuldades dos outros? Não. Eu acho ele até um pouco desconectado da realidade”, Luca disse.

Publicidade
Tismoo.me

Carol Cardoso, por exemplo, defende que Elon Musk não representa a média dos autistas. “Ele é uma pessoa que vai totalmente contra os interesses das pessoas com deficiência em geral. O Elon Musk produz desigualdades, por ele ser uma pessoa que concentra riqueza. Qualquer movimento que ele fizer, a qualquer momento, por ele estar no topo do mundo, ele pode simplesmente desfazer a ordem de algumas coisas. Ele tem tanto poder nas mãos dele que é muito difícil a gente colocar ele como uma figura de alvo de uma pressão social como se ele fosse uma vítima”, argumentou.

Já Luca considera que Musk possui um comportamento de hostilidade com outras pessoas com deficiência com base em um pensamento de superioridade associado ao autismo leve. “O conteúdo do Elon é isso: ‘eu tenho QI de 900 mil e eu sou inteligente, eu sou melhor, eu sou tudo’. E olha, o maior poder que o Elon Musk tem é o dinheiro, não é a inteligência. E, com dinheiro suficiente, você consegue fazer propaganda de qualquer coisa no mundo, inclusive de valores que desrespeitam fundamentalmente outras deficiências”, afirmou.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Livro infantil sobre autodescoberta do autismo é lançado

Simpósio discutiu ‘o direito à diferença’ no ensino superior

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)