Por

Redação da Revista Autismo

""

Autistas contam histórias sobre direção de carros e autismo

11 de dezembro de 2020

Tempo de Leitura: 2 minutos

O podcast Introvertendo, produzido por autistas e com discussões sobre autismo, lançou nesta sexta-feira (10) o seu 152º episódio, chamado “Autistas no Volante”. O episódio trouxe a participação de cinco adultos autistas e as suas experiências com a direção de veículos como motos, tratores e, principalmente, carros.

O episódio trouxe a participação de cinco autistas: Thaís Mösken, a apresentadora, além do jornalista Tiago Abreu, o estudante de Medicina Otavio Crosara, a estudante de arquitetura Carol Cardoso e o estudante Michael Ulian. Todos eles, ao longo dos últimos anos, enfrentaram desafios ao dirigir veículos em torno das dificuldades do autismo.

Carol Cardoso reside em Macapá, no Amapá, e chegou a se envolver em dois acidentes. “Eu fico tão nervosa de dirigir, porque as coisas acontecem em um segundo. É muito fácil perder o controle da situação, porque acontece muita coisa ao mesmo tempo. Até hoje eu não entendo como tem gente que mexe no celular dirigindo, acho isso muito surreal, fora da realidade”, afirmou.

Além disso, Michael Ulian contou uma de suas experiências dirigindo um trator no interior do Paraná, Thaís Mösken relembrou conflitos de direção que enfrentou com um ex-namorado em São Paulo e Otavio Crosara destacou problemas durante dois processos de tirada de carteira de motorista na cidade de Goiânia.

Segundo Tiago Abreu, um dos responsáveis pelo Introvertendo, “Autistas no Volante” é o último episódio de bate-papo do podcast em 2020, que ainda lançará dois episódios comemorativos para encerrar o ano. Ele também falou sobre alguns planos da equipe do podcast, formada por 9 autistas adultos, para 2021.

“O Introvertendo tem muitas faces, uns episódios mais sérios e jornalísticos, outros mais despojados, alguns mais equilibrados. Este ano decidimos trazer um perfil mais sério, um estilo de podcast pop, limpinho e perfumado, bem de vitrine. Muita gente nos conheceu desta forma. Mas em 2021 queremos voltar a fazer coisas mais lúdicas, arriscadas e até ‘artísticas’ (risos). Vamos também fazer algumas pausas e em breve anunciaremos detalhes”, contou.

O episódio está disponível para audição em diferentes plataformas, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

Compartilhe

Comentários

Grupo Método

Fique por dentro das últimas notícias!
Assine a nossa News.

Fenômeno de 'autistas biscoiteiros' na internet é discutido por autistas em podcast — Canal Autismo / Revista AutismReprodução / Marco Verch

Fenômeno de ‘autistas biscoiteiros’ na internet é discutido por autistas em podcast

/
Por Redação do Canal Autismo
O podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com…
Policial que agrediu autista é condenado a pagar indenização

Policial que agrediu autista no Reino Unido é condenado a pagar indenização

/
Por Redação do Canal Autismo
Em janeiro de 2020, um vídeo de um policial agredindo um autista…
Pai de autista, baterista do Molejo denuncia capacitismo — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / TV Globo

Pai de autista, baterista do Molejo denuncia capacitismo; vizinha é indiciada

/
Por Redação do Canal Autismo
Jimmy, baterista do Molejo, denunciou à Polícia Civil juntamente…