22 de novembro de 2025

Tempo de Leitura: < 1 minuto

O podcast Introvertendo, feito por autistas adultos e voltado a discutir vivências no espectro, publicou na sexta-feira (21) o episódio 283, intitulado Autismo e Vida Financeira. A conversa contou com a participação de quatro adultos autistas: Gustavo Borges, Izabella Pavetits, João Victor Ramos, além do apresentador Marx Osório. Os participantes abordaram como dificuldades em função executiva, impulsividade, rigidez cognitiva e demandas de saúde influenciam o modo como pessoas autistas lidam com dinheiro.

Marx defendeu que a “vida financeira é uma das coisas mais importantes do ser humano pós-moderno. E, na vida do autista, isso não é diferente. Muitas vezes, a gente tem dificuldade de planejamento ou de se manter estável”.

Publicidade
Matraquinha

Um dos pontos discutidos no episódio foram as despesas adicionais associadas ao autismo. Izabella, por exemplo, falou sobre o impacto do diagnóstico. “Ser autista não é barato. Os remédios são caros, o diagnóstico é caro, as terapias são caras. Mesmo quem tem plano de saúde precisa acionar a Justiça. O SUS é essencial, mas não dá conta de tudo”, argumentou.

Marx, por outro lado, também falou nos casos em que o acesso ao diagnóstico pode levar ao próprio desenvolvimento profissional. “Eu só consigo trabalhar hoje porque tive diagnóstico e um ano e meio de terapia. O suporte adequado melhora a vida financeira, porque permite permanecer em empregos e reduzir o adoecimento”, disse. O grupo também discutiu endividamento, impulsividade e o uso do cartão de crédito, equilíbrio entre economia e bem-estar e gastos impulsivos.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player do site. O Introvertendo possui transcrição completa e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina e a maior do mundo em língua portuguesa.

Eu Digo X: Referência nacional em Síndrome do X Frágil importância do aconselhamento genético

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine aqui a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)