Por

Redação do Canal Autismo

"Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina."

Facebook AutorLinkedin AutorInstagram AutorYoutube Autor

Autistas compartilham experiências de ressaca social em podcast

10 de outubro de 2021Autistas compartilham experiências de ressaca social em podcast — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / IntrovertendoImagem: Vinicios Lima/Reprodução

Tempo de Leitura: < 1 minutoO podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com diálogos sobre o autismo, lançou nesta sexta-feira (8) o seu 190º episódio, chamado “Ressaca Social”. O episódio contou com quatro integrantes do podcast, todos autistas: a engenheira Thaís Mösken, o estudante de biomedicina Luca Nolasco, o médico Otávio Crosara e o estudante de geologia Michael Ulian.

A ressaca social, segundo os podcasters, é um fenômeno em que autistas se esgotam de interações sociais e necessitam de um período de descanso. “A gente passa tempo socializando e depois daquilo tem uma exaustão tão grande e que às vezes dura algum tempo mais longo, às vezes mais longo até do que o tempo que a gente tá socializando”, Thaís definiu.

Luca Nolasco, que relatou deitar às 21h por conta dos compromissos da universidade, afirmou que o seu desgaste é por “rodadas”. “Se eu for fazer uma atividade que envolve outras pessoas, apresentar um trabalho, conversar com professor pra pegar a matéria, qualquer coisa mais específica e com objetivo, esgoto a minha bateria. Isso não depende de quanto tempo durou, pode ser 5 horas, pode ser 30 minutos”, relatou.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

Compartilhe

Comentários

Academia do Autismo

Fique por dentro das últimas notícias!
Assine a nossa News.

Autismo e outros transtornos do espectro autista

Por Redação da Revista Autismo
O Autismo Infantil foi descrito inicialmente por Kanner em 1943…

Pesquisa do CDC revela número alto de prevalência de autismo nos EUA em crianças de 8 anos, além de grande aumento em relação a pesquisa anterior

/
Por Redação da Revista Autismo
Os números são de se duvidar. Não fosse a credibilidade do Center of Disease Control and Prevention (CDC, sigla em inglês para Centro de Controle e Prevenção de Doenças), nos Estados Unidos, a pesquisa poderia ser questionada. Mas não é o caso. Dizer que, em média, nos Estados Unidos, temos uma criança dentro do espectro autista para cada 110 crianças de oito anos de idade é, no mínimo, alarmante. E estes são dados de 2006. Como é mais comum em meninos, eles apresentam números ainda mais preocupantes (um caso em cada 70 indivíduos), ao passo que meninas têm menor risco (um para 315) – a proporção é de quatro a cinco meninos para uma menina.

ABA: uma intervenção comportamental eficaz em casos de autismo

/
Por Redação da Revista Autismo
O autismo é uma condição crônica, caracterizado pela presença de importantes prejuízos em áreas do desenvolvimento, por esta razão o tratamento deve ser contínuo e envolver uma equipe multidisciplinar (Schwartzman, 2003). A eficácia de um tratamento depende da experiência e do conhecimento dos profissionais sobre o autismo e, principalmente, de sua habilidade de trabalhar em equipe e com a família (Bosa, 2006).