Por

Redação do Canal Autismo

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Facebook de Redação do Canal AutismoLinkedin de Redação do Canal AutismoInstagram de Redação do Canal AutismoCanal no Youtube de Redação do Canal Autismo

Autistas adultos relatam dificuldades e facilidades do ensino e trabalho remoto em podcast

28 de agosto de 2021Autistas adultos relatam dificuldades e facilidades do ensino e trabalho remoto em podcast — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / Piqsels

Tempo de Leitura: < 1 minutoO podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com conversas sobre autismo, lançou nesta sexta-feira (27) o seu 184º episódio, chamado “Autismo e Atividades à Distância”. O episódio foi conduzido pelo estudante de biomedicina Luca Nolasco, o estudante de medicina Otávio Crosara e o analista de sistemas Paulo Alarcón, todos autistas, e traz relatos de experiência sobre atividades remotas de ensino e trabalho contextualizado ao autismo.

Luca foi diretamente afetado no seu curso de graduação, e afirmou que não se adaptou bem ao regime remoto. “Todo esse choque pra mim foi muito desgastante emocionalmente. Isso foi o pontapé final para eu de fato entrar na espiral de depressão. Eu tive que trancar meu curso, eu estava bem ruim e tirei o semestre inteiro pra fazer terapia, pra tomar remédio, pra melhorar e agora eu tô bem”, disse ele.

Publicidade
Tismoo Biotech

Paulo Alarcón, por sua vez, ingressou num trabalho totalmente remoto e, sem gastar o tempo de deslocamento, começou um doutorado. “Apesar de não ser um curso realmente focado no ensino à distância, tem sido pelo menos pra mim benéfico. Essa transição entre trabalho e estudo ficou muito mais rápido do que ter que atravessar a cidade para ir de um pro outro ou no caso da empresa que eu trabalho, que é sediada em São Paulo capital. A instituição onde eu faço doutorado fica em São José dos Campos, então seria um deslocamento muito maior (risos)”, contou.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

Compartilhe

Podcast Introvertendo conversa com pais diagnosticados com autismo

/
Por Redação da Revista Autismo
O podcast Introvertendo liberou, nesta sexta-feira (9), um episódio comemorativo ao Dia dos Pais. O host Tiago Abreu recebeu Cristiano Forte e Fábio Cordeiro, homens diagnosticados com autismo na vida adulta e também pais. As histórias contadas abordam diferentes temas relacionados a paternidade e autismo, como tratamentos, relações interpessoais, abandono parental e ativismo.
Metrô de SP dá treinamento sobre autismo a seus funcionários

Metrô de SP dá treinamento sobre autismo a funcionários após ajudar mãe com 2 filhos autistas

/
Por Redação da Revista Autismo
A Companhia do Metrô de São Paulo realizou um evento para discutir, de forma ampla e interativa, o autismo. As palestras aconteceram na semana passada, 17 de julho, no auditório da Unimetro, no Pátio Jabaquara. A iniciativa deu-se após um atendimento aos filhos de Ana Paula Chacur, mãe de dois autistas, e precisou da ajuda de dois funcionários do Metrô.
Podcast Introvertendo discute expectativas e frustrações de autistas — Revista Autismo

Podcast Introvertendo discute expectativas e frustrações de autistas

/
Por Redação da Revista Autismo
O podcast Introvertendo lançou, nesta sexta-feira (5), um episódio…