Por

Redação do Canal Autismo

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Facebook de Redação do Canal AutismoLinkedin de Redação do Canal AutismoInstagram de Redação do Canal AutismoCanal no Youtube de Redação do Canal Autismo

Autistas adultos criticam expressão ‘anjo azul’ em podcast

30 de abril de 2022Autistas criticam expressão "anjo azul" em podcast — Canal Autismo / Revista Autismo

Tempo de Leitura: < 1 minutoO podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com diálogos sobre o autismo, lançou nesta sexta-feira (29) o seu 210º episódio, chamado “O Problema do ‘Anjo Azul’”. Com apresentação de Luca Nolasco e co-apresentação do jornalista Tiago Abreu, o episódio trouxe a participação de Polyana Sá, ativista e estudante de engenharia. Os três são autistas e discutiram as origens e impactos da expressão “anjo azul”, usada na comunidade do autismo por alguns familiares.

Polyana explicou os motivos pelos quais muitos autistas não gostam da expressão. “Quando você chama uma pessoa de ‘anjo azul’, você está atribuindo a ela características infantilizadas como se fosse alguém que nunca crescesse, que sempre fosse inocente e precisasse sempre de amparo para realizar suas atividades do dia a dia, quando na verdade a gente sabe que autistas não são assim”, afirmou.

Academia do Autismo

Tiago, por sua vez, afirmou que existe uma confusão entre familiares em achar que um termo carinhoso, e aparentemente positivo, não tenha implicações negativas. “A ideia de ‘anjo azul’ é uma forma de reduzir a humanidade de autistas. O capacitismo é toda situação que coloca pessoas com deficiência em um patamar de desigualdade, seja muito para baixo ou muito para cima. É essa percepção de autistas como sujeitos que estão completamente fora do comum, do ordinário da vida”, destacou.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

Compartilhe

Comentários

Homeschooling: quem se beneficia com isso? — Canal Autismo / Revista Autismo

Homeschooling: quem se beneficia com isso?

/
Por Paula Ayub
Homeschooling: quem se beneficia com essa prática educacional? Segundo…
Fatima de Kwant aborda diferenças culturais, jornalismo e vida no exterior no podcast 'Espectros' — Canal Autismo / Revista Autismo