6 de dezembro de 2023

Tempo de Leitura: < 1 minuto

No reality show A Fazenda 15, durante a dinâmica da discórdia, Nadja Pessoa compartilhou abertamente seu diagnóstico de autismo, informando que recebeu o diagnóstico há oito meses. Essa revelação, ocorrida no último domingo (3), desencadeou debates entre os participantes e gerou discussões nas redes sociais.

Durante a conversa, Cezar Black, enfermeiro, expressou uma visão sobre o autismo ao referi-lo como uma “doença” e minimizou o impacto do diagnóstico de Nadja, alegando que ela leva uma “vida normal”. Tonzão Chagas, por sua vez, comentou que passou a entender melhor Nadja após a revelação do diagnóstico. A discussão sobre se o autismo é uma doença ganhou destaque, com Cezar Black mantendo sua posição de que é uma condição patológica.

Publicidade
Matraquinha

A declaração de Cezar gerou controvérsias e críticas, especialmente por profissionais de saúde e familiares de pessoas autistas, que contestaram a visão equivocada apresentada no programa. A equipe de Nadja emitiu uma nota oficial esclarecendo que o autismo não é uma doença e agradecendo pelo apoio recebido. Após a revelação, Nadja também enfrentou ataques capacitistas nas redes sociais, levando sua equipe a emitir uma nota repudiando esses comportamentos.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Autismo e mães narcisistas

Documentário ‘Assexibilidade’: aborda o sexo e as pessoas com deficiência

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)