9 de julho de 2023

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Na reunião mensal do Conselho Municipal de Saúde de Torres, ocorrida na última terça-feira (4), uma das pautas em destaque foi a dificuldade enfrentada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de ter um local adequado para cumprir suas atividades relacionadas ao tratamento, educação, reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência intelectual múltipla ou autismo.

Segundo A Folha Torres, um dos principais problemas enfrentados pela APAE é a realização das avaliações psicológicas necessárias nas crianças encaminhadas pelas famílias. A entidade tem enfrentado dificuldades em manter sua estrutura atualizada com profissionais de psicologia devido à falta de orçamento para esses tipos de atendimentos.

Publicidade
Genioo

O valor pago pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por avaliação é considerado insuficiente para viabilizar a contratação de mais técnicos para lidar com o aumento da demanda. Diante dessa situação, o representante do Conselho de Psicologia se ofereceu para discutir a possibilidade de uma parceria com a APAE a fim de ajudar a mitigar o problema das avaliações.

Durante a reunião, a representante da APAE sugeriu a intervenção do sistema público municipal nos atendimentos, visando a realização de mais avaliações e diagnósticos. Essa medida seria fundamental para identificar quais casos seriam encaminhados para os serviços oferecidos pela APAE.

Além disso, a inclusão de mais psicólogos treinados para realizar testes de coeficiente intelectual foi sugerida como forma de aliviar a fila de atendimento, que se encontra reprimida e inclui casos desde 2022, de acordo com informações da APAE de Torres.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

PL pretende garantir espaços adaptados para autistas em estádios e arenas do DF

Allugg apoia o evento Autismo Tech 2023

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)