Por

Redação do Canal Autismo

"Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina."

Facebook AutorLinkedin AutorInstagram AutorYoutube Autor

Amazonas e Rio Grande do Sul começam a emitir carteira de identificação para autistas

23 de junho de 2021Imagem: Ministério Público de Pernambuco/Reprodução

Tempo de Leitura: < 1 minutoEm consonância com a Lei Romeo Mion, que estabeleceu a criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) para todos as unidades federativas do Brasil, alguns estados remanescentes começaram a emitir o documento para autistas. É o caso recente do Rio Grande do Sul e Amazonas, que aproveitaram o Dia do Orgulho Autista para iniciar suas atividades.

No Rio Grande do Sul, as pessoas podem solicitar o documento online ou presencialmente. É exigido laudo médico, comprovante de endereço e outros documentos pessoais. Segundo ojornal Zero Hora, foram mais de 70 solicitações apenas no primeiro dia de confecção da CIPTEA.

No Amazonas, a secretária Lêda Maia comentou a ação. “A Ciptea é um sonho antigo dos pais de filhos autistas desde que a gente lançou a Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência. A Ciptea já era esperada por esse público há muito tempo, principalmente porque ela tem o diferencial de ter a validade nacional e também porque o autismo não é uma deficiência aparente”, disse em nota do governo.

Alguns estados como Pará, São Paulo, Roraima e Paraná já emitiam, em alguns municípios, a CIPTEA. Já outros estados, como Goiás e Amapá, implantaram uma carteira de identificação antes mesmo de existir a lei federal.

Compartilhe

Comentários

Academia do Autismo

Fique por dentro das últimas notícias!
Assine a nossa News.

Estudo indica que ocitocina não tem eficiência para autismo — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / iStock

Estudo indica que ocitocina não tem eficiência para autismo

/
Por Redação do Canal Autismo
Um estudo publicado no New England Journal of Medicine indica…
Spectrum 10K: estudo genético sobre autismo é interrompido no Reino Unido após polêmica — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / Cambridge Independent

Spectrum 10K: estudo genético sobre autismo é interrompido no Reino Unido após polêmica

/
Por Tiago Abreu
O pesquisador Simon Baron-Cohen veio a público se desculpar…