Avatar

Por

Redação do Canal Autismo

"Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina."

Facebook AutorLinkedin AutorInstagram AutorYoutube Autor

Instituto Mauricio de Sousa e Revista Autismo lançam guia com dicas de atividades para autistas

28 de abril de 2021Atividades para as crianças, especialmente as autistas, fazerem em casa — Instituto Mauricio de Sousa e Revista AutismoInstituto Mauricio de Sousa / Revista AutismoCapa do guia "Atividades para as crianças, especialmente as autistas, fazerem em casa", uma parceria entre o Instituto Mauricio de Sousa e a Revista Autismo.

Tempo de Leitura: 3 minutos

Em versões impressa e digital, o guia é todo ilustrado com o personagem André

Numa iniciativa conjunta, o Instituto Mauricio de Sousa e a Revista Autismo lançaram o guia “Atividades para as crianças, especialmente as autistas, fazerem em casa”, impresso e digital, com diversas dicas de atividades que estimulam o desenvolvimento das crianças e um olhar especial para as que estão no espectro do autismo. O objetivo é orientar e dar ideias para as famílias que estão em isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus.

As atividades são ilustradas com o André, o personagem autista da Turma da Mônica, que tem histórias exclusivas publicadas a cada edição da Revista Autismo, há mais de dois anos. “O André tem ajudado muito a autistas e familiares, não somente na conscientização da sociedade, mas também com a representatividade dos autistas nas histórias em quadrinhos, com uma inclusão natural nos roteiros”, explicou o jornalista Francisco Paiva Junior, editor-chefe da Revista Autismo, que tem parceria com o Instituto Mauricio de Sousa desde o início de 2019.

André

“O nosso personagem André nos deixa muito felizes por estar, cada vez mais, ganhando reconhecimento e contribuindo para levar essa representatividade à comunidade autista. E também informações corretas que ajudam as famílias a apoiar o pleno desenvolvimento das crianças que estão no Transtorno do Espectro do Autismo. Esse guia é um exemplo das ações com o personagem com esse objetivo”, comenta Mauricio de Sousa, o pai da Turminha.

Digital e impresso, com tiragem de 40 mil exemplares, o guia foi patrocinado pela Academia do Autismo. “Há bastante tempo as evidências apontam que a família é o principal agente transformador na vida dos filhos, mas isto tomou uma importância ainda maior nos últimos meses, com a pandemia. Contribuir com dicas valiosas para pais e responsáveis aplicarem em casa é muito gratificante, pois agir de forma apropriada pode ser um grande diferencial não só neste momento, mas em qualquer tempo”” argumentou Fabio Coelho, diretor da Academia do Autismo.

Todas as dicas de atividades foram cuidadosamente planejadas pelo Centro Neuro Days, um centro de avaliações neuropsicológicas que faz atendimentos por valores sociais, de acordo com a situação socioeconômica e personalizada para cada família, com profissionais que atuam nas grandes universidades como Unifesp e USP. “Pequenas ideias e sugestões neste momento podem ser muito valiosas para todos”, disse a neuropsicóloga Deise Ruiz, fundadora do Centro Neuro Days, que elaborou as dicas junto com sua equipe.

Download

O guia com dicas de atividades pode ser baixado no novo site da Revista Autismo: CanalAutismo.com.br.

 

Saiba mais

Instituto Mauricio de Sousa (IMS) – Fundado nos anos 90, o IMS realiza projetos, campanhas e ações sociais focados na construção de conteúdos que, por meio de uma linguagem clara e lúdica, estimulam o desenvolvimento humano, a inclusão social, o incentivo à leitura, o respeito entre as diferenças, a formação de cidadãos conscientes e conhecedores de seus deveres e direitos.

Revista Autismo – Publicação gratuita, impressa e digital, a Revista Autismo (fundada em 2010) é a primeira revista periódica da América Latina sobre o assunto, além de ser a primeira, do mundo, em língua portuguesa. Com edições trimestrais, a revista está com site novo: o CanalAutismo.com.br

Centro de Avaliação Neuro Days – entidade que realiza avaliações neuropsicológicas e psicológicas por valores sociais baseados em questionário socioeconômico com o objetivo de democratizar esse exame tão importante e que por vezes não é acessível para as famílias mais carentes.

Academia do Autismo – instituição fundada em 2016 especializada no ensino à distância na área do Transtorno do Espectro do Autismo, com mais de 20 mil alunos formados, e que visa ser um porto seguro de conhecimento para profissionais e familiares.

Compartilhe

Comentários

Fique por dentro das últimas notícias!
Assine a nossa News.

Entre dois armários - Autistas LGBTQIA+ - Canal Autismo / Revista AutismoRevista Autismo

Entre dois armários

/
Tiago Abreu Por Tiago Abreu
Autistas LGBTQIA+ contam experiências com sexualidade, identidade…

Orgulho Autista

/
Selma Sueli Silva Por Selma Sueli Silva
A memória ainda está nítida em mim. O psicólogo me olha firme…