8 de dezembro de 2022

Tempo de Leitura: 2 minutos

Se você está no espectro autista e vai prestar vestibular e ENEM, você tem direitos que podem lhe ajudar muito no dia da prova.

A primeira dica é acessar o site da inscrição o mais breve possível para poder ter conhecimento de todos os documentos que vai precisar e ter tempo para preenchimento.

Publicidade
Matraquinha

No ato da inscrição, as universidades estaduais e federais e ENEM, apresentam espaços para que você inclua sua necessidade e seu laudo.  É fácil e rápido, porém, precisa de um médico para preencher e assinar o documento e isso pode levar tempo.

Para o ENEM, os jovens são direcionados para uma sala com numero menos de examinandos. No caso do jovem que atendo, ele fez a prova sozinho com uma hora extra de tempo para o exame.

A solicitação de “avaliação especial” no ato da inscrição é que vai garantir o encaminhamento do examinando sem percalços aos seus direitos.

No caso de vestibulares em universidades privadas, a situação muda um pouco.

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), por exemplo, não apresenta espaço para esse pedido formalmente. Pelo menos, não até onde eu fui preenchendo as inscrições. Há espaço para renda familiar, raça, gênero, mas não PCD. A possibilidade de prova especial nem consta do manual do candidato, porém há um “FALE CONOSCO” na página.

A  FAAP, por outro lado, apresenta um ícone “Avaliação especial” na página de inscrição e você encontra lá tudo o que precisa.

O manual do candidato apresenta a forma como garantir os direitos.

“2. Portadores de Necessidades Especiais: Os candidatos portadores de necessidades especiais deverão informar, no preenchimento da ficha de inscrição, qual a necessidade especial e enviar pelo site ou por e-mail o laudo comprobatório para análise e disponibilização de condições comprovadamente necessárias para a realização da prova. O candidato que preferir poderá enviar o laudo para o e-mail: [email protected] pelo prazo de até 24 horas a contar da inscrição, exceto no caso de inscrição feita no último dia do prazo, caso em que o laudo deve ser mandado no mesmo dia. As respostas serão enviadas para o e-mail informado no ato da inscrição, ainda que o laudo seja enviado de outro endereço eletrônico.”

Como podem ver, cada universidade oferece uma forma diferente para a solicitação de uma prova acessível. Pensar e lutar por uma forma única e de fácil entendimento no ato das inscrições, poderá ser uma batalha para 2023.

Enquanto essas mudanças não acontecem, sugiro examinar muito bem as páginas de inscrições, fazer contato com as universidades e ter em mãos todos os documentos que possam acelerar o processo de inscrição. Cabe ressaltar que ambas universidades privadas citadas oferecem a opção de prova on-line.

Boa prova a todos.

COMPARTILHAR:

É psicóloga clínica, terapeuta de família, diretora do Centro de Convivência Movimento – local de atendimento para autistas –, autora de vários artigos e capítulos de livros, membro do GT de TEA da SMPD de São Paulo e membro do Eu me Protejo (Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes 2020, na categoria Produção de Conhecimento).

Abitur e Onda-Autismo fecham parceria para tornar ilha inclusiva para autistas

Para beneficiar autistas, posse de Lula evitará canhões e fogos de artifícios

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)