Por

Nícolas Brito Sales

Fotógrafo, palestrante, escritor e autor do livro Tudo o que eu posso ser, de 2017.

Planejamento para o futuro

1 de março de 2021

Tempo de Leitura: 2 minutosRecentemente, recebi uma proposta de trabalho que pode ser boa para o meu futuro. E isso é ótimo, já que é uma grande oportunidade de eu conseguir o meu próprio emprego e conseguir mais independência na minha vida. Confesso que estou um pouquinho ansioso, mas de uma forma boa, e estou preparado para tudo. Estou preparado para aprender a trabalhar com horário fixo, a ter que assumir mais responsabilidades etc. E estou preparado também para não dar certo, afinal, tem coisas na vida que dão certo e outras não. Mas queria muito que desse certo.

Eu estava muito feliz com meu trabalho de antes da pandemia, porque eu ia às palestras, vendia meus livros, dava meus cursos e guardava meu dinheiro honestamente. Mas, depois da pandemia, eu não pude mais trabalhar e as pessoas não compram o livro pela Internet. É muito raro a gente vender uns 5 livros em um mês, por exemplo, o que não dá nem para fazer compras de comida. Aí, nós resolvemos fazer doces para vender e isso tem nos ajudado, mas não é o bastante, porque tem que vender muito doce para pagar aluguel, fazer compra e assim por diante. Não tem sido fácil, mas tem sido divertido e de muito aprendizado. Afinal, a vida não é fácil para ninguém, não é mesmo? Pelo menos, eu acho.

Academia do Autismo

Esse novo trabalho é um negócio um pouco arriscado, já que eu terei que ser treinado e terei responsabilidades. Como vocês sabem, eu tenho TDAH, ansiedade, discalculia, deficiência intelectual bem leve e autismo. Porém, eu estou extremamente confiante e bastante empolgado, porque minha vida inteira eu fui treinado para superar minhas dificuldades e usar minhas habilidades. E eu tenho muitas habilidades que eu acho que vão me ajudar nesse trabalho. Eu sou muito organizado, tenho vontade de aprender, sei que preciso procurar ajuda, não sou mentiroso, sou pontual, tenho muito foco nas coisas que eu preciso fazer e sou carismático. Apesar do TDAH, eu consigo me manter em uma atividade que eu sei que é importante e evito distrações perto de mim. Isso ajuda muito a manter o foco e a terminar mais rápido.

Esse é um assunto que eu gostaria muito de falar, pois o planejamento para o futuro é muito importante de ser falado e pensado. E sabendo que essa é uma grande oportunidade, acaba sendo ainda mais importante. Tenho pesquisado muito sobre o local, sobre coisas que posso comprar mais pro futuro, sobre onde eu e minha família podemos morar mais para frente etc. Também recebi bastantes elogios dos meus pais falando que estou cada vez mais proativo com as coisas e cada vez mais preparado. E isso é maravilhoso de ouvir. Pode até demorar um pouco pra tudo isso acontecer, mas é sempre bom já deixar tudo preparado para garantir que tudo vai dar certo como planejado. E se não der, apesar da frustração, aprendi que se não deu é porque não era para mim e “vida que segue”! Deus não nos dá nada errado!!!

Sinto que a minha independência está cada vez mais forte, ainda mais com essa oportunidade que está vindo pela frente. Agora, é só o futuro que pode nos dizer se vai dar tudo certo. Torçam por mim.

Compartilhe

Comentários

Quem é Emerson Damasceno, novo presidente da comissão de autismo da OAB Nacional — Canal Autismo / Revista Autismo

Quem é Emerson Damasceno, novo presidente da comissão de autismo da OAB Nacional

/
Por Redação do Canal Autismo
O advogado Emerson Maia Damasceno é o novo presidente da Comissão…
Mães denunciam agressões contra crianças autistas em clínica no interior de São Paulo — Canal Autismo / Revista Autismo
Maior parque aquático do país inaugura atividades com acessibilidade para autistas — Canal Autismo / Revista Autismo