Por

Selma Sueli Silva

Jornalista e relações públicas, diagnosticada com autismo, autora dos livros "Minha Vida de Trás pra Frente", "Dez Anos Depois", "Camaleônicos" e "Autismo no Feminino", mantém o site "O Mundo Autista" no Portal UAI e o canal do YouTube "Mundo Autista".

Facebook de Selma Sueli SilvaTwitter de Selma Sueli SilvaInstagram de Selma Sueli SilvaCanal no Youtube de Selma Sueli Silva

Neurodiversidade na IBM Brasil

20 de maio de 2022Neurodiversidade na IBM Brasil — Canal Autismo / Revista Autismo

Tempo de Leitura: 2 minutosNo dia 12 de abril deste ano, a IBM Brasil realizou o evento “Abraços Especial – Nada sobre nós sem nós”. Selma Sueli Silva foi convidada para mediar o diálogo entre alguns colaboradores neurodivergentes que compartilharam histórias. Ou seja, Abraços Especial marcou o primeiro ano do grupo de afinidades de Neurodiversidade na IBM Brasil.

O BRG (Business Resource Group) LGBT+, criado em 2021, atua na área de D&I – Diversidade e Inclusão. Assim, o BRG ajuda a conectar os objetivos de negócio com as necessidades de sua força de trabalho. Então, inclui o respeito às diferenças e observa aspectos inerentes aos profissionais LGBT+.

Academia do Autismo

Além disso, trabalha iniciativas voltadas ao desenvolvimento de carreira, atração de talentos e engajamento das lideranças. Certamente, tudo isso, proporciona uma troca valiosa de experiências. E enriquece as relações de trabalho.

Dessa maneira, a IBM Brasil promove diversidade com inclusão. Aliás, essa é uma escolha consciente para que os funcionários venham inteiros para o trabalho. Além disso, o mais interessante é constatar que desde 1984, a IBM já incluía a orientação sexual numa política de não discriminação.

O autismo e a neurodiversidade na IBM Brasil

Um dos símbolos que representam a Neurodiversidade é o símbolo do infinito. Desse modo, ele traz a ideia de inúmeras possibilidades, esperança e a diversidade de expressão. Então, é nessa linha que o líder do BRG-Brasil, Roberto Santos Santejo, explica que “Na IBM Brasil defendemos e respeitamos a Neurodiversidade. E mais, incluímos pessoas neurodivergentes em nosso ambiente de trabalho.”

Em outras palavras, Santejo esclarece que “termos um grupo de afinidades aumenta a conscientização de neurodiversidade dentro da IBM. Isso traz a certeza de que podemos abraçar este tema de maneira ampla.” Ele conta que quando iniciaram o grupo, há um ano, já havia um programa sólido de contratação de autistas. Dessa forma, o grupo elevou o tema a outro patamar de D&I Diversidade e Inclusão. Portanto, o líder do BRG conclui: “Estamos muito felizes por tudo que fizemos e tudo que iremos fazer! Então, aqui abraçamos a Neurodiversidade em suas infinitas possibilidades!”

Compartilhe

Comentários

Associação de autismo em Santa Bárbara d'Oeste inaugura sede reformada — Canal Autismo / Revista Autismo

Associação de autismo em Santa Bárbara d’Oeste inaugura sede reformada

/
Por Redação do Canal Autismo
A Associação de Monitoramento dos Autistas Incluídos (Amai),…
Em reunião extraordinária, ANS decide ampliar regras de cobertura de tratamento para autistas - Canal Autismo / Revista Autismoreprodução / internet

Em reunião extraordinária, ANS decide ampliar regras de cobertura de tratamento para autistas

/
Por Franklin Façanha
Apesar de ser um avanço, não passa de 'mais do mesmo' A Agência…
Vaquinha para ajudar a AMA é lançada — Canal Autismo / Revista Autismo

Vaquinha para ajudar a AMA é lançada

/
Por Redação do Canal Autismo
A Associação de Amigos do Autista de São Paulo (AMA-SP) é…